Notícias urgentes

 19º Seminário Nacional de Educação do Instituto Alpargatas reúne mais de 2 mil pessoas na Paraíba

Evento teve a presença de prefeitos, secretários e da ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes

A 19ª edição do Seminário Nacional de Educação do Instituto Alpargatas reuniu mais de 2,2 mil pessoas para debater caminhos, desafios e inovações no ensino público fundamental, na última quinta-feira (13), na Paraíba. Outro destaque do evento foi o lançamento do 1° Congresso de Educação e Práticas Inovadoras à Escola Pública do Instituto Alpargatas.

 

Na ocasião, o Instituto Alpargatas foi reconhecido pelo RankBrasil com o maior programa de educação pela cultura em escolas públicas no país. Além disso, o encontro foi marcado pelo lançamento do Selo ODS 18 de Educação, em parceria com o Observatório do ODS 18 – de Igualdade Étnico-racial e representantes da Universidade Federal do Sul da Bahia. O objetivo é reconhecer escolas públicas com efetiva participação de práticas pedagógicas com base na igualdade étnico-racial.
O seminário teve a presença de prefeitos, secretários de educação, gestores, educadores, técnicos, especialistas e lideranças, além da ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do governo Dilma Rousseff, a professora Dr.ª Nilma Lino Gomes.

 

Ex-ministra, professora Dr.ª Nilma Lino Gomes falou sobre a importância da educação antirracista

 

A pedagoga, mestra em Educação, doutora em Antropologia Social e pós-doutora em Sociologia e Educação, abordou temas como direitos, memória, reparação e eliminação do racismo no Brasil. Com o tema, “Como potencializar suas práticas de letramento racial e antirracistas na práxis pedagógica do currículo escolar”, a pesquisadora e pedagoga endereça sua fala às equipes de educação que buscam a transformação em sala de aula.
A programação teve ainda exposição de saberes, apresentação de grandes nomes da educação, mostras culturais, cases de sucesso, palestras, rodas de conversa, premiações e um espaço de network para troca de experiências.

 

O encontro marcou a culminância das ações dos programas do Instituto Alpargatas, evidenciando práticas educacionais transformadoras de municípios e parceiros. Executora social da Alpargatas, a entidade promove há 22 anos programas que estimulam o poder transformador da educação pública, como o Educação pelo Esporte, Educação pela Cultura e Educação Profissionalizante. Pautado no viés interdisciplinar e multicultural de práticas pedagógicas inovadoras, criativas e tecnológicas, promove a melhoria da aprendizagem em benefício dos alunos do ensino público.

 

Sobre o Instituto Alpargatas

O Instituto Alpargatas foi fundado em 2003 e é o principal agente executor da estratégia de responsabilidade social da Alpargatas. Orientado pela causa da educação, já beneficiou mais de 3,1 milhões de crianças e adolescentes, através de projetos que promovem a recomposição da aprendizagem e o fomento da cultura, da ciência e do esporte como ferramentas de transformação. Sua atuação também se estende nas frentes de educação profissionalizante e de voluntariado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.