Gerais

1º Feirão da Aprendizagem da Paraíba acontece na próxima terça-feira (18) no Cijus

Oportunidades de inserção no mercado de trabalho por meio da aprendizagem. Este é o objetivo do 1º Feirão da Aprendizagem da Paraíba realizado na próxima terça-feira (18). O evento acontece no Centro Integrado da Justiça Social (Cijus) do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-13), localizado na Avenida Dom Pedro I, 247, Centro, ao lado do Shopping Tambiá, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio da plataforma Sympla. Você também pode nos seguir no Instagram (@feiraoaprendizagempb) e acessar o link por meio de um QR Code. O Feirão tem o objetivo de promover a inserção de jovens aprendizes entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho de forma digna e decente, combatendo o trabalho infantil através da divulgação da educação profissional.

A ideia é disseminar a importância da educação profissional como meio de combate ao trabalho infantil. A aprendizagem também é uma oportunidade para pessoas com deficiência de todas as idades conseguirem uma oportunidade de se inserir no mercado de trabalho.

Na programação, contaremos com palestras e workshops sobre temas voltados para o mundo do trabalho, além da exibição de vídeos educacionais, rodas de conversa e stands de empresas com oportunidades de vagas para jovens aprendizes. O público presente também contará com uma área de alimentação e lazer, além de um palco que deverá receber apresentações culturais ao longo do dia.

Além de facilitar o networking entre jovens aprendizes, empresas e instituições formadoras, o Feirão da Aprendizagem da Paraíba também tem a missão de sensibilizar as empresas sobre a legislação da aprendizagem e incentivar a adesão delas ao Projeto Rede Aprendiz, desenvolvido pelo TRT-13. O projeto tem como objetivo oferecer ao setor privado a oportunidade de fazê-las cumprir a cota de aprendizagem por meio alternativo, contratando os aprendizes, que irão ter sua primeira experiência profissional nas instituições que integram a rede.

Quem organiza?

O Feirão é uma realização do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional da Paraíba (FEAP-PB), organizado pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem (PCTI) do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), Ministério Público do Trabalho da Paraíba (MPT-PB) e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba (SRT/PB), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O evento conta com o patrocínio da Caixa Econômica FederalSindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur-JP)Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da Paraíba (Senac/PB), Instituto João Bittar e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Além do TRT-13, MPT-PB, SRT-PB, Sintur-JP, Senac/PB e IEL, o FEAP é composto pelas seguintes instituições: Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar Paraíba), Instituto Federal da Paraíba (IFPB); Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP-PB); Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Paraíba (Senai-PB); Programa Nacional de Promoção de Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS Trabalho, de Cabedelo e João Pessoa; Centro Universitário UNIFACISA; Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB/PB); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Paraíba (Sescoop/PB); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB); Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB); Centro de Educação Integral Margarida Pereira da Silva (CEMAR); Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano Sedh), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc-JP); Instituto para Qualificação e Inserção Profissional (iJovem); Instituto de Educação da Paraíba (IEP); Serviço de Educação Popular (SEDUP); Demà Jovem da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi); Unicorp Faculdades; Projeto Beira da Linha; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de João Pessoa (CMCDA-JP); Instituto IA; Association de Solidarité Internationale (ESSOR); Centro de Direitos Humanos Dom Oscar Romero (CEDHOR); Centro de Integração e Educação Profissional (Ciepe); e Centro Nacional de Aprendizagem (CENAP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.