João abre as portas para o futuro e oferece alternativas de expansão para o Litoral Norte
O Plano Estadual de Parceria Público-Privado publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (14) pode tornar realidade o que já foi sonho de emancipação econômica da Paraíba, cujos projetos de caráter transformador da realidade sócio econômica dormitavam nas gavetas do Planejamento sem explicação racional para sua hibernação administrativa.
Com a publicação do PPP, nesta quinta, projetos redentores, restritos às cartas de intenção, podem sair do papel e redimir o Litoral Norte do seu atraso secular com a construção da ponte ligando Cabedelo a Lucena com um vão 1.200 metros, que deve remover a distância entre o atraso e o desenvolvimento, possibilitando que projetos como o Estaleiro de Lucena e o Poço de Águas Profundas de Mataraca saiam do papel e do âmbito das boas intenções.
Muito já se ensaiou sobre essas duas obras fantásticas, que podem retirar o Litoral Norte do seu isolamento e possibilitar um impulso descomunal a economia paraibana só assim emparelhada com outros estados da região em termos de empreendimentos que ampliem as suas fronteiras comerciais.
O governador João Azevedo pode entrar para a história do Estado investindo exatamente onde começou a história do Estado livrando-se das amarras políticas que imobilizou seu antecessor, preso a compromissos pessoais, que o impediram de mover a roldana do desenvolvimento para não abrir concorrência com parceiros de ideologias.
Juntos, Estaleiro e Porto de Águas Profundas, representam investimentos da ordem de quase 8 bilhões de reais, impulsionando a economia do estado de forma vertiginosa e sem precedentes fazendo com que o estado ganhe projeção internacional haja vista a dimensão dos parceiros que serão atraídos.
Chineses e americanos – e outros investidores – aguardam apenas que o governador João Azevedo acione os botões de partida para aportarem no Litoral Norte e darem início a um novo ciclo de prosperidade, retomando o caminho histórico por onde tudo começou.