+
Notícias urgentesSem Categoria

No Dia Mundial dos Animais de Rua, Fabíola Rezende ressalta importância da conscientização da população

A ativista da causa animal Fabíola Rezende – que assume seu mandato de vereadora na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) esta semana – lembra que esta segunda-feira, 4 de abril, é o Dia Mundial dos Animais de Rua. Ela aproveita a data para ressaltar a importância de conscientizar a população da capital paraibana para a situação de centenas de cães e gatos que não possuem um lar e sofrem pelas ruas da cidade.

“É uma data extremamente importante. E vamos trabalhar ainda mais para que esse problema humanitário de amor aos animais e de saúde pública seja amenizado o máximo possível, já que ele vai sempre persistir. Mas podemos fazer um controle maior e possível dos animais de rua com castrações em massa e campanhas de adoção”, prevê Fabíola.

Ela lembra que o Dia Mundial dos Animais de Rua foi criado por organizações sem fins lucrativos da Holanda, em 2010, como uma forma de ajudar a diminuir o número de animais abandonados. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 200 milhões de animais em situação de rua no mundo inteiro. “Isso é quase a população do nosso país”, compara Fabíola Rezende.

No Brasil e ainda segundo a OMS, continua a ativista da causa animal, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados, dos quais dez milhões são gatos e vinte milhões são de cães. “Isso mostra a importância de conscientizar a população, não só sobre casos de abandono, mas também sobre maneiras de ajudar os animais que perambulam pelas ruas de João Pessoa em busca de alimentos, sofrendo muitas vezes com o descaso de muitos”.

Ela ressalta, também, que há muitas formas de amenizar o problema e aponta algumas soluções: adotar um animal abandonado, ajudar uma ong de animais, apadrinhar um animal carente, ajudar na divulgação de animais que estão para adoção e oferecer água e comida para esses animais que se encontram abandonados em logradouros públicos. “Dentro das possibilidades, as pessoas podem ajudar pagando a vacinação ou a castração de um animal abandonado, além de denunciar os casos de maus-tratos e agressão”.

Na Câmara

Tendo como principal bandeira a defesa do bem-estar e a luta contra os maus tratos aos animais, Fabíola Rezende (PSB) vai assumir seu mandato na CMJP esta semana. “A causa animal está intrinsicamente ligada à saúde pública, à educação ambiental, à mobilidade urbana, ao comportamento humano, às questões sociais e sempre está voltada para uma cultura de paz em meio a sociedade”, explica.

Ela é fundadora e presidente da ong Ajude Anjos de Rua, criada em novembro de 2015 e que atua na Região Metropolitana de João Pessoa (e, quando possível, no interior do estado em alguns casos). A ong hoje congrega milhares de seguidores nas redes sociais, com a atuação e apoio de voluntários da causa animal, e seu foco está no resgate de animais em situação de rua, vítimas do abandono e de maus tratos.

“É claro que vou olhar a cidade como um todo, em todas as áreas e em temas a favor da população da cidade, mas minha bandeira é a defesa intransigente, sensata e republicana das políticas públicas voltadas à causa animal. Essa é minha luta pelos direitos e pelo bem-estar dos animais”, enfatiza Fabíola.

Fabíola ainda reforça: “Defender esta causa é trabalhar também pela saúde pública; pelo meio ambiente; pela educação; pela segurança pública e no trânsito; pela ação social; pela infraestrutura e planejamento da cidade; pela economia com geração de emprego e renda; pela cultura; e pela paz e a não violência”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.