Livraria do Luiz comemora 50 anos com debate sobre livro de Ademilson José
A Livraria do Luiz fecha a programação comemorativa dos seus 50 anos neste sábado(30), com um debate sobre o livro “A Baía que Traiu Portugal”, romance histórico de autoria do jornalista Ademilson José, que trata das origens da Baía da Traição, vida e morte do índio potiguara Pedro Poty.
O debate começa às 10hs e vai contar com as participações dos professores Edvaldo Lira e Ronilene Diniz de Lima, ambos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), e também do escritor e poeta Políbio Alves.
“O livro tem dois focos: os relatos que mostram porque a Baía da Traição acaba ganhando esse nome, e o resgate do nome de Pedro Poty que, por defender o Brasil-holandês e ter se convertido, foi torturado e morto a mando da Coroa Portuguesa e da Santa Inquisição”, explica Ademilson José, ao lamentar o fato de Pedro Poty ter tido seu nome completamente omitido pela historiografia oficial.
Ademilson agradeceu à Livraria do Luiz por ter incluído seu livro nas comemorações dos 50 anos de história, algo que, inclusive, atribui à repercussão do artigo “Violência, tortura e morte na Baía da Traição”, recém publicado no jornal A União pelo antropólogo e sociólogo, Carlos Azevedo.
Exemplares do livro já estão à venda ao preço de R$ 40,00 e vale lembrar que Ademilson José também é autor do romance histórico “Sanhauá” que trata das origens da Paraíba e que, no ano passado, esteve entre os contemplados pelo “Prêmio Políbio Alves de Literatura”, realizado pela Funjope. Sanhauá será lançado ainda este ano pela PMJP juntamente com os demais nove livros premiados.