FESTA DAS NEVES – Arquidiocese define a programação religiosa
Embora a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) não tenha, ainda, definido local e programação profana da Festa das Neves, a Arquidiocese da Paraíba já definiu o calendário da Igreja Católica, que terá início no próximo dia 24 com uma feijoada em frente ao Mosteiro de São Bento. O Jampa News teve acesso com exclusividade à programação. Nossa Senhora das Neves é a padroeira da cidade de João Pessoa, que no dia 5 de agosto completará 432 anos de fundação.
A solenidade de abertura da programação religiosa se dará no próximo dia 27 na Basílica de Nossa Senhora das Neves, a partir das 18h45, sob a presidência do padre Márcio José, tendo como “noiteiros” autoridades civis e militares, Movimento Mães que Oram pelos Filhos, Legião de Maria, Igreja da Misericórdia, Igreja das Mercês, Comunidade Casa da Paz Maria de Nazaré, Comunidade Lírios do Vale, Comunidade Maria Nossa Mãe e Comunidade Discípulos da Mãe de Deus.
Na noite seguinte, 28, no mesmo horário, a celebração ficará a cargo do cônego Evandro Belarmino, com as participações da Comunidade em Adoração, Movimento Mãe Rainha, Comunidade Salve Maria, Comunidade Ângelus e Obra Lumen. No dia 29, a pregação será do padre Sérgio José, com os noiteiros Apostolado da Oração, Ordem Terceira do Carmo, Movimento Eucarístico Jovem, Missão Lançai as Redes, Comunidade Adorai, Comunidade Menino Jesus e Comunidade Resgatar.
A quarta noite será no dia 30, presidida pelo padre Luiz José Bezerra, com os noiteiros Setor Família, Ação Social Arquidiocesana, Comunidade Nova Berith, Comunidade Caminho da Cruz, Comunidade Mel de Deus e Comunidade Sagrados Corações.
No dia 31, a programação começa pela manhã. O monsenhor Robson Bezerra de Mello, titular da Basílica, celebrará duas missas: a primeira às 6h e a segunda às 9h, tendo como convidados a Polícia Militar, Polícia Civil, Exército, Corpo de Bombeiros, Marinho do Brasil, Aeronáutica e Setor Missionário. À noite, o padre Francisco Azevêdo presidirá a celebração, que terá como pregador o Frei Robério e como noiteiros a Ordem Terceira Franciscana, Ordem Terceira de São Vicente, Sacramentinos, Colégio Lourdinas, Comunidade Fraterno Amor, Comunidade Fanuel, Comunidade Casa de Judá, Comunidade Luz e Comunidade São Francisco.
No dia 1º de agosto haverá a solenidade da dedicação da Catedral, a partir das 18h30, sob a presidência do padre Marcondes Silva Meneses e com as participações do Setor Social, CRB, Setor Catequese, Escola de Fé e Política, CEBI, Conselho de Leigos, Comunidade Obra de Maria, Comunidade Filhos do Amor, Comunidade Nossa Senhora Menina e Comunidade Renascer em Cristo. No dia 2, o cônego Marcelo Arruda presidirá as celebrações noturnas, que terão como participantes os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Grupo de Amigos Canção Nova, Comunidade Filhos da Misericórdia, Comunidade Jerusalém Casa da Paz e colégios Master, Doroteias e Kairós.
Na noite do dia 3 a programação será presidida pelo padre Manoel Natalino, tendo como noiteiros A Renovação Carismática Católica, Setor Juventude, Comunidade Shalom, Comunidade Servos de Maria, Comunidade Doce Mãe de Deus, Missão És Fiel, Comunidade Dínamus e Comunidade Divina Misericórdia.
No dia 4 será a vez dos padres Luiz Carlos Macho e Gimesson Eduardo comandarem a noite na Basílica, tendo como participantes da celebração o Colégio Pio X, Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição, Seminário Propedêutico São Luiz Gonzaga, Seminário Bom Pastor, Seminário Carmelita, Obra das Vocações sacerdotais Pastoral Vocacional, Diáconos Permanentes, Escola Diaconal Dom José Maria Pires e Irmãs Diocesanas do Divino Coração.
Encerramento
No dia 5 de agosto, Dia de Nossa Senhora das Neves, fechando a programação religiosa, haverá a bênção sobre a cidade e o estado, a partir das 9h, com a imagem da santa, seguindo-se uma missa solene na Basílica e coroação canônica da imagem de Nossa Senhora das Neves presidida pelo arcebispo Dom Manoel Delson, com a participação do clero. Às 12h, missa pelos enfermos com o padre Sandro Santos, com a participação da Comunidade Consolação. Às 15h, Santo Terço (com o Terço dos Homens) e, finalmente, às 16h, missa de encerramento presidida pelo arcebispo, seguida de procissão.
Por Gisa Veiga
Foto: divulgação