”Fora, miliciano”: Presidente da Funai é expulso de evento em Madri. Veja vídeo
O presidente da Funai, Marcelo Xavier, foi obrigado a deixar, hoje (21) um evento em Madri, depois de que passou a ser atacado por grupos que questionavam sua presença em uma reunião internacional sobre a questão indígena.
Ricardo Rao, ex-funcionário da Funai, usou o evento para denunciar a presença de Xavier, alegando que ele não teria motivo para estar naquela sala. Constrangido, o presidente da Funai deixou o local.
Xavier participava do III Encontro de Altas Autoridades da Ibero-América com Povos Indígenas, que acontece em Madri, e saiu após ato de protesto de um ativista que o acusou de ser o responsável pelo genocídio dos povos indígenas e do indigenista Bruno Pereira, assassinado há cerca de um mês na região do Vale do Javari, na Amazônia, quando fazia uma expedição com o jornalista inglês Dom Phillips.
“Eu venho denunciar esse assassino, Marcelo Xavier, como inimigo de vocês. […] Esse homem é um miliciano, não representa a Fundação Nacional do Índio. É um assassino, um miliciano, é amigo de um governo golpista que está ameaçando a democracia no Brasil”, disse o homem, em um misto de português e espanhol.
Com UOL e Revista Forum