+
CulturaNotícias urgentes

Paraibano ganha o “Oscar” mundial dos quadrinhos

Os ilustradores brasileiros Fido Nesti e Mike Deodato Jr., que é paraibano, ganharam o prêmio Eisner, considerado o Oscar dos quadrinhos. Eles foram premiados na noite da última sexta (22), durante a Comic Con de San Diego, nos Estados Unidos.

O paraibano Deodato levou o prêmio na categoria “melhor série de humor”, pelo trabalho em “Nem Todo Robô”, HQ que foi ilustrada por ele e escrita por Mark Russell. A obra, publicada pela editora Comix Zone, faz uma sátira da sociedade atual.

Deodato, que teve uma experiência de anos trabalhando na Marvel Comics, e que deixou o universo dos super-heróis para se dedicar a trabalhos autorais em 2019, também concorria em outra categoria, a de “melhor nova série”. “Nem Todo Robô”, contudo, acabou derrotada por “The Nice House on the Lake”, de James Tynion IV e Álvaro Martínez Bueno, da DC Black Label.

Nesti venceu na categoria melhor adaptação de outro meio, graças ao trabalho na adaptação aos quadrinhos de “1984”, distopia clássica de George Orwell. A HQ foi publicada em 2020 pela Companhia das Letras e traduzida ao inglês no ano passado pela americana Mariner Books.

O ilustrador, que tem uma carreira de mais de 30 anos como artista gráfico, já ilustrou a versão em quadrinhos de “Os Lusíadas”, e é colaborador frequente da Folha. “Uau! Muito feliz e ainda atordoado com o que aconteceu ontem à noite”, ele publicou no Instagram, junto a uma foto do prêmio.

O ilustrador brasileiro comemorou a vitória no Instagram, relembrando uma troca de e-mails com seu editor, Axel Alonso, há dois anos. “Lembro de dizer ‘eu te avisei’ quando eu ganhar um Eisner por esse”, ele escreveu na época.

O Brasil tem tido destaque recente no Eisner. O paulista Marcelo D’Salete, por exemplo, venceu em 2018 pela edição americana de “Cumbe”, sua história sobre negros escravizados com base em pesquisa sobre o quilombo dos Palmares.

Transcrito da Folha de S. Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.