Mais 10 casos suspeitos de Monkeypox são registrados na PB
A Paraíba registrou 10 novos pacientes suspeitos de Monkeypox, e descartou outros nove casos da doença. Atualmente, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), são 109 casos suspeitos, 17 confirmados, 1 provável e 119 descartados. Ao todo, o estado possui 246 notificações da nova varíola.
A maioria dos casos confirmados e suspeitos é de pacientes do sexo masculino, entre 20 e 39 anos. Até o momento, João Pessoa é a cidade com o maior número de casos, com 13 confirmados, 1 provável, 66 descartados e 60 suspeitos. Os outros casos confirmados da doença foram registrados em Cabedelo (3) e Cajazeiras (1). (via jornal A União)
Os demais municípios que notificaram casos suspeitos são: Cabedelo (13 casos), Cajazeiras e Campina Grande (cinco casos cada), Pitimbu e Sapé (três casos), Monteiro e Serraria (dois casos), e Alagoinha, Alhandra, Areia, Assunção, Bayeux, Boqueirão, Cruz do Espírito Santo, Itabaiana, Itatuba, Jacaraú, Lucena, Nova Palmeira, Patos, Pedro Régis, Santa Rita e Sousa (um caso).
A Monkeypox se propaga, principalmente, através do contato próximo com pessoas infectadas pelo vírus, mas também pode acontecer através de gotículas e fluidos corporais, além de outros materiais contaminados, como roupas de cama. Os cuidados para evitar a contaminação envolvem o uso de máscara e a higienização das mãos.
Caso uma pessoa apresente sintomas — como lesões cutâneas, normalmente com formação de crosta, febre, dores musculares e gânglios (linfonodos) inchados — as instruções da SES-PB envolvem buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para a realização de exames. Lá, o paciente também será orientado sobre quais cuidados tomar para evitar a transmissão.
Transcrito do jornal A União