+
Últimas notícias

Vendas no varejo da PB cresceram 16% em um ano

O volume de vendas do comércio varejista da Paraíba cresceu 16%, no acumulado dos últimos 12 meses terminados em fevereiro, em comparação ao período imediatamente anterior, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado segue liderando os índices nacionais de crescimento. No acumulado dos 12 meses de 2022, foi registrada alta de 13,9% e, no período de fevereiro de 2022 a janeiro deste ano, houve crescimento de 15,8%. (via jornal A União).

A Paraíba também lidera no que se refere à receita nominal. A PMC registra um acréscimo de 26,7%. No mesmo período, a média nacional foi de 13,6%. Já o crescimento do volume de vendas do varejo nacional foi de apenas 1,3%. Na comparação de fevereiro deste ano com o mesmo mês do ano passado, a Paraíba registrou leve redução de 1,3%, no tocante ao volume de vendas e um crescimento de 3,4% na receita nominal. Em âmbito nacional, as médias foram de 1% e 7,5%, respectivamente.

Mesmo com o crescimento do país, o IBGE registrou queda em seis das oito atividades consideradas na PMC: outros artigos de uso pessoal e doméstico (-12,9%), livros, jornais, revistas e papelaria (-9,5%), tecidos, vestuário e calçados (-9,2%), equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-4,5%), móveis e eletrodomésticos (-1,9%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,7%).

Os únicos setores que registraram alta em relação a fevereiro de 2022 foram: hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%) e combustíveis e lubrificantes (19,7%). O setor ligado aos alimentos representa mais de 40% do peso mensal da pesquisa.

Conforme o IBGE, o varejo brasileiro apresentou um resultado abaixo do esperado em novembro, com a Black Friday, e em dezembro, já que o Natal não correspondeu às expectativas. Contudo, houve recuperação em janeiro, mantida em fevereiro, sobretudo, no segmento de hiper e supermercados.

Varejo ampliado

A Paraíba ainda apresenta os melhores índices de crescimento no varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças; material de construção e as de atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo. O volume de vendas subiu 10,3% e a receita nominal aumento 21,8%, no estado. A médias nacionais foram de –0,5% e 11,7%, respectivamente.

Em relação a fevereiro de 2022, o segundo mês deste ano registrou estabilidade no volume de vendas e alta de 5,4% quanto à receita nominal, na Paraíba. A média do país foi de leve recuo de 0,2%, com crescimento de 6,6% na receita nominal. As três atividades que compõem o segmento apresentaram resultados negativos: veículos e motos, partes e peças (-1,5%), material de construção (-5,9%), e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (-9,5%).

Matéria assinada por Thadeu Rodrigues

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.