Dia das Mães será especial para moradoras que receberam imóveis da prefeitura
O Dia das Mães deste ano será muito especial para várias moradoras do Residencial Vista Alegre II, no bairro Colinas do Sul, conjunto habitacional que foi entregue recentemente pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab). Pela primeira vez na vida, elas poderão comemorar esta data ao lado dos filhos morando em residências próprias e com mais qualidade de vida.
O Residencial Vista Alegre II é formado pelo conjunto de seis blocos com um total de 192 moradias, onde moram cerca de 800 pessoas. Os apartamentos têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro, com o piso em cerâmica, áreas molhadas (cozinha e banheiro) revestidas com cerâmica, além de uma vaga de garagem. O residencial tem área de lazer e convivência, local para prática de esportes. A obra é resultado de uma parceria entre o Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, e a Prefeitura de João Pessoa, construída pelo Programa Casa Verde.
A feirante Thais da Silva Siqueira está animadíssima para comemorar o Dia das Mães no seu apartamento ao lado dos três filhos e do marido. Antiga moradora de um assentamento na comunidade Gervásio Maia, ela não esconde a alegria de agora ter o seu próprio imóvel para viver com qualidade de vida com seus familiares.
“Me mudei para cá há quatro meses e estou muito, muito feliz. Minha rotina mudou totalmente, já que morava em um assentamento, mas é uma mudança boa. Está sendo muito gratificante morar em algo que é meu. Vai ser um Dia das Mães de muita alegria, com um almoço especial ao lado dos meus filhos”, comemorou Thaís.
Outra moradora que está animada é Erivânia Lucena da Silva, que mora no Residencial Vista Alegre IV, que fica ao lado do Vista Alegre II. Mãe de duas filhas, uma de 22 e outra de 12 anos, comemorou o fato de ter saído do aluguel. A diarista é mãe solteira e sempre cuidou das filhas com muita dificuldade. Hoje, ele celebra por viver bem melhor.
“Minha vida era bastante complicada, já que fui pai e mãe delas. Trabalho como diarista, não tenho uma renda fixa, então tinha uma certa dificuldade de pagar o aluguel. Quando recebi a ligação da Secretaria de Habitação informando que fui contemplada com o apartamento, eu chorei e gritei de alegria. Hoje estamos muito felizes aqui”, contou.
Além de entregar os imóveis, a Prefeitura também equipou o bairro com uma gama de serviços essenciais para atender os novos moradores, como ônibus na porta, construiu a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Deputada Antônia Lúcia Navarro Braga e, em breve, iniciará a construção de uma unidade de saúde da família (USF).
“Estou muito satisfeita aqui. Minha filha mais nova estuda em uma escola muito boa que fica ao lado de casa, então facilita muito. Aqui tenho uma qualidade de vida que não tinha antes”, destacou Erivânia.
Imóveis – Na atual gestão, a Prefeitura de João Pessoa já entregou 1.280 unidades habitacionais, beneficiando cerca de 5 mil pessoas. Além disso, outras 1.500 famílias receberam o título de regularização fundiária, que identificam a transferência de propriedade.
“É um esforço muito grande da gestão para gerar essa qualidade de vida para tantas famílias. Muitas delas saíram de áreas de risco, áreas insalubres e hoje estão em seus imóveis. Também continuamos o trabalho após a entrega das habitações oferecendo oficinas para formar profissionais e garantir uma renda para os moradores. Vale destacar também que 90% dos imóveis foram entregues a mães de família, que sustentam a casa com muito esforço”, destacou a secretária de Habitação de João Pessoa, Socorro Gadelha.
Créditos da imagem: Kleide Teixeira