Paraíba recebe “Exposição Vacina!” da Fiocruz no Espaço Cultural
O que são vacinas? O que elas têm a ver com as nossas vidas? A Exposição Vacina!, que apresenta o tema de forma interativa e lúdica, começou nesta terça-feira (13), numa promoção da Fiocruz, no Projeto pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Saúde e da Educação. A ação está acontecendo no mezanino do Espaço Cultural (ao lado da Escola de Música) até o dia 16 de julho, de terça a domingo, incluindo feriados, das 9h às 20h30.
A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, destacou a importância de apoiar ações que falem de forma positiva sobre as vacinas e, neste caso, de forma lúdica. “As crianças de hoje não conhecem o sarampo, coqueluche, tétano. Isso porque, há muitos anos, a gente tem as vacinas que trazem a proteção contra essas doenças. Então, não é só falar de forma técnica, mas visualizar, através de jogos, de forma interativa, como isso se deu, evoluiu e porque a gente não tem mais essas doenças”, explicou.
Para a coordenadora do “Projeto pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais”, médica Lurdinha Maia, um dos objetivos da Exposição é, por meio de linguagem de fácil entendimento e recursos tecnológicos, como painéis, aparatos interativos, jogos e multimídias, apresentar informações sobre o tema para desmistificar e oferecer informação de qualidade.
“Com esta exposição queremos trabalhar questões culturais e popularizar a ciência. Por que existe um distanciamento da população em relação às vacinas? Por que as coberturas vacinais estão baixas no país inteiro? Um dos fatores é que as pessoas não vêem mais doenças. Por isso mesmo que precisa vacinar para que essas doenças não voltem, pois as crianças continuam nascendo e, se não forem vacinadas, vai ser criado um grupo suscetível para as doenças e começa tudo de novo”, disse a médica.
A exposição tem entrada gratuita e é aberta à população em geral, especialmente às crianças de faixa etária livre (a partir dos 7 anos, a visitação é mais proveitosa). Além de diversas brincadeiras, uma equipe de mediadores está preparada para uma boa conversa com os visitantes, contribuindo para a redução da desinformação sobre vacinas.
São 16 monitores, voluntários e bolsistas do Projeto de Extensão “Imunize a UFPB”, do Centro Profissional e Tecnológico. Segundo a coordenadora do projeto, Márcia Rique, é muito importante esse momento. “É muito interessante a ideia de apresentar esse tema de forma lúdica. Aqui as pessoas podem entender tudo sobre vacinas, interagindo, brincando e tirando dúvidas com os nossos monitores, que aprenderão muito também”, declarou.
A exposição traz assuntos como os marcos históricos sobre os imunizantes no Brasil e no mundo, a rede de saúde envolvida para que eles cheguem a todos os brasileiros, tipos de vacinas, e o que são vírus e bactérias. Uma tela interativa também apresentará o Calendário de Vacinação dividido por faixa etária. Para os mais curiosos serão disponibilizados QRCodes com mais informações sobre cada tema.