Hospital de Trauma de João Pessoa realiza palestra em escola sobre prevenção de queimaduras
O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Lucena, em João Pessoa, dá continuidade à campanha de prevenção de queimaduras ‘Marcas que ficam para sempre’ e realiza uma série de palestras em escolas públicas e privadas sobre a importância da prevençao e cuidados em casos de queimaduras. Desta vez, a equipe da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) visitou a Escola Municipal Plácido de Almeida, em Cabedelo, esclarecendo dúvidas e curiosidades das dezenas de adolescentes.
Segundo a coordenadora de Enfermagem do setor, Ana Wirgínia Rique, sempre é gratificante conversar com os estudantes sobre os perigos das queimaduras. “Estamos em um período propício para conversar com os adolescentes sobre queimaduras, porque eles podem ser multiplicadores da informação. Durante uma hora, pudemos falar sobre os tipos de queimaduras, as consequências, o que fazer caso aconteça e reforçar que a nossa unidade de saúde é referência no tratamento”, salientou.
Na ocasião, muitos alunos relataram que já vivenciaram alguma situação relacionada às queimaduras. O estudante Alan Amorim, aproveitou o momento para esclarecer diversas dúvidas. “Eu já pisei nas cinzas de fogueiras por curiosidade e por pouco não fui parar no hospital. Aprendi hoje que em caso de insolação solar, o hidratante ajuda, já em queimaduras por choque elétrico, tenho que ir imediatamente ao Hospital de Trauma e nada de passar creme dental, sabão, somente água corrente”, pontuou.
A professora Michelle Santos reforçou a importância da palestra da equipe da UTQ. “Todos nos sentimos bastante lisonjeados. Uma palestra de alto nível, com uma linguagem simples e acessível. Foi excelente ver eles acertando o quiz no final e interagindo bastante. Agora temos uma missão: de ser agentes transformadores e propagar esses ensinamentos para toda a escola. Tenho certeza que eles gostaram bastante, espero ver a equipe ano que vem novamente”, frisou.
A supervisora escolar, Helena Percolli, salientou que a campanha ‘Marcas que ficam para sempre’ carrega uma grandeza extraordinária, principalmente, pela questão cultural dos fogos de artifícios. “No período junino, testemunhamos em nossa comunidade muitas crianças e adolescente com bombas caseiras e mal preparadas, além de pessoas sequeladas. Por isso, buscamos cada vez mais informar aos nossos estudantes para que situações como essas não aconteçam mais. Acreditamos que a prevenção é o melhor remédio para se brincar com alegria”, completou.
UTQ – A Unidade de Tratamento a Queimados do Hospital de Trauma é referência no atendimento às vítimas de queimaduras, conta com uma equipe multiprofissional completa, que presta atendimentos ambulatoriais e hospitalar 24 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3216-5721.