Banguê tem mostra italiana e exibe filme sobre Maria Valéria Rezende e longa inédito de Zé do Caixão
A programação de julho no Cine Bangüê da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa, começa neste sábado (1), com ‘Derrapada’, ‘Rodeo’ e ‘Sem ursos’. A lista de longas-metragens inclui ‘Mesmo que tudo dê errado, já deu certo’, documentário sobre a escritora Maria Valéria Rezende, e um filme inédito de José Mojica Marins, o Zé do Caixão: ‘A praga’. Dentro da programação deste mês também vai acontecer o festival 8½ Festa do Cinema Italiano.
Até o dia 23 deste mês, serão exibidos no Cine Banguê os seguintes filmes nacionais: o documentário ‘Bem-vindos de novo’, de Marcos Yoshi; a comédia ‘O mestre da fumaça’, de André Sigwalt; o drama/romance ‘O rio do desejo’, de Sérgio Machado; e o drama ‘Derrapada’, de Pedro Amorim.
Ainda o documentário ‘Mesmo que dê tudo errado, já deu tudo certo’, de Laís Chaffe (sobre a escritora Maria Valéria Rezende); e o terror ‘A praga’, de Pedro Junqueira, Matheus Sundfeld, Luis Claudio Bonacura, Cédric Fanti e José Mojica Marins. Também os filmes estrangeiros ‘Sem ursos’ (drama iraniano de Jafar Panahi); e ‘Rodeo’ (drama francês de Lola Quiveron).
O Cine Banguê fica no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). É possível efetuar o pagamento via PIX. Datas e horários das sessões podem ser verificados por meio do Instagram oficial @cinebangue.
8½ Festa do Cinema Italiano – Dentro da programação deste mês também vai acontecer o festival 8½ Festa do Cinema Italiano, que está celebrando seu 10º aniversário. De 23 a 31 de julho, serão exibidos os dramas ‘A estranha comédia da vida’, de Roberto Andò; ‘Nostalgia’, de Mario Martone; ‘Mundo cão’, de Alessandro Celli; e ‘Onde a vida começa’, de Stéphane Freiss.
O festival 8½ Festa do Cinema Italiano também vai exibir a comédia romântica ‘Jogada de amor’, de Riccardo Milani, e a animação ‘Interdito para cães e italianos’, de Alain Ughetto; além dos documentários ‘A viagem de Papa Francisco’, de Gianfranco Rosi; e ‘Sérgio Leone – O homem que inventou a América’, de Francesco Zippel.
Sendo um dos festivais de cinema mais apreciados no país, o conceito desta nova edição leva um imaginário de férias e de viagem pela Itália dos anos 80, porque os filmes marcam, tal como as viagens.
O festival apresentará no Brasil uma seleção de 8 filmes, entre os mais importantes produzidos na Itália no último ano, uma escolha que abrangerá desde obras de prestigiados diretores até realizações de novos autores, filmes premiados em grandes festivais internacionais e sucessos de bilheteria.
O Festival é realizado pela Associação Il Sorpasso / Risi Film Brasil com o apoio dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro e da Embaixada da Itália, do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, do MIBACT e da Cinecittà, com organização logística – Bonfilm.
SINOPSES DOS FILMES
DERRAPADA
Dirigido por Pedro Amorim, a comédia ‘Derrapada’ é estrelada por Nanda Costa e Matheus Costa. É uma adaptação de ‘SLAM’, romance do autor britânico Nick Hornby publicado em 2007. Sinopse: Samuca (Matheus Costa), um skatista de 17 anos, descobre que a namorada Alicia (Heslaine Vieira) está grávida. Ele repete a “derrapada” de Melina (Nanda Costa), sua mãe, que engravidou com a mesma idade. O filme aborda a temática da gravidez na adolescência e tem como pano de fundo o universo do skate, com a participação especial do campeão mundial, o skatista Bob Burnquist.
BEM-VINDOS DE NOVO
Na virada do milênio, os descendentes de japoneses Yayoko e Roberto Yoshisaki foram tentar uma vida melhor no Japão, enquanto seus três filhos ficaram no Brasil com os avós. O casal retorna 13 anos depois, e a família passa por uma complexa reconstrução afetiva. Essa é a sinopse de ‘Bem-vindos de novo’, documentário de Marcos Yoshi. É a história de uma família dividida entre a necessidade de garantir o sustento e o desejo de permanecer junta.
O MESTRE DA FUMAÇA
‘O mestre da fumaça’ conta uma divertida história de Kung-Fu com muita ação, lutas coreografadas ao estilo KILL BILL e muitas referências aos grandes filmes do gênero de artes marciais. Essa comédia brasileira dirigida por André Sigwalt e Augusto Soares é inspirada no cinema de Hong Kong dos anos 60. É uma comédia baseada nos filmes da contracultura americana dos anos 1970 a 1990. A classificação indicativa é 18 anos. Na 46º Mostra Internacional de Cinema em São Paulo esse longa ganhou o prêmio de melhor filme de ficção brasileiro (votação do público).
O RIO DO DESEJO
Com direção de Sérgio Machado, ‘O rio do desejo’ é um ‘romance dramático’ com classificação indicativa 16 anos. Sinopse: ao se apaixonar pela bela e misteriosa Anaíra, Dalberto abandona seu trabalho na polícia e se torna comandante de um barco. O casal passa a viver na casa que Dalberto divide com os dois irmãos, às margens do Rio Negro, mas quando Dalberto é obrigado a se arriscar em uma longa viagem rio acima, desejos proibidos vêm à tona. Enquanto Dalmo, o irmão mais velho, luta para controlar a atração que sente pela cunhada, Anaíra e Armando, o caçula, se aproximam. A volta de Dalberto reúne, sob o mesmo teto, os três irmãos apaixonados pela mesma mulher.
A PRAGA
Último filme inédito dirigido pelo mestre do horror José Mojica Marins (Zé do Caixão), ‘A praga’ é um filme de terror. Após uma briga de casal, uma joga uma maldição no marido, provocando uma ferida que se abre em seu corpo de forma descontrolada. O ferimento leva a uma fome insaciável por carne crua e precisa ser alimentado constantemente para ser saciado. Como abertura do filme, o curta-metragem “A Última Praga de Mojica” relata o processo de resgate e finalização de ‘A praga’. Produzido originalmente em 1980, o filme não chegou a ser concluído e era dado como perdido.
SEM URSOS
Esse filme retrata duas histórias de amor paralelas. Em ambas, os amantes são atormentados por obstáculos ocultos e inevitáveis, a força da superstição e a mecânica do poder. O aclamado diretor iraniano Jafar Panahi foi preso antes do lançamento de seu mais recente filme, ‘Sem Ursos’, no Festival de Veneza em 2022. Ele passou sete meses na prisão e foi colocado em prisão domiciliar após fazer greve de fome. ‘Sem ursos’ foi premiado no Festival de Veneza.
RODEO
Lola Quiveron é a diretora desse drama francês com classificação indicativa 14 anos. Vencedor do prêmio Coup de Coeur no Un Certain Regard do Festival de Cannes 2022, o longa acompanha Julia (Julie Ledru), uma mulher independente que é apaixonada por motos. Para provar o seu valor em um universo liderado por homens, ela terá de enfrentar uma série de desafios arriscados a mando de um grupo clandestino.
MESMO QUE TUDO DÊ ERRADO, JÁ DEU TUDO CERTO
‘Mesmo que tudo dê errado, já deu tudo certo’ é um documentário de Laís Chaffe sobre a escritora Maria Valéria Rezende, um dos maiores nomes da literatura contemporânea brasileira. No filme, ela conversa sobre suas andanças pelo mundo, a resistência à ditadura, a opção pelas pessoas invisibilizadas, as influências, o movimento Mulherio das Letras. Com humor, questiona rótulos como o de “freira feminista” e “freira comunista”. Maria Valéria é de Santos (SP), mas está radicada na Paraíba há muitas décadas. Ela é vencedora de várias estatuetas do Prêmio Jabuti.
SINOPSES DA 8½ FESTA DO CINEMA ITALIANO
A ESTRANHA COMÉDIA DA VIDA
Roberto Andò é o diretor dessa comédia com classificação indicativa 14 anos. Leveza e solenidade colidem docemente num filme que nos apresenta um imponente Toni Servillo interpretando Luigi Pirandello, um dos mais notáveis dramaturgos do século XX, em uma crise criativa e em viagem à Sicília. Os eventos transformadores que tomam lugar durante a sua estadia irão levá-lo a criar “Seis Personagens à Procura de Um Autor”, uma obra que viria a revolucionar a história do teatro contemporâneo.
NOSTALGIA
Depois de vários anos vivendo no Egito, Felice Lasco retorna a Nápoles para reencontrar a mãe idosa que havia abandonado sem aviso quando ainda era adolescente. Nesse drama dirigido por Mario Martone, a volta à cidade natal mostra o protagonisra perdido entre as pedras das casas e as igrejas do bairro de Sanità, imerso nas palavras de uma língua que agora percebe como estrangeira, mas que na verdade é a sua. Quando se torna evidente que Nápoles representa uma vida perdida para ele e que deve voltar o mais rapidamente possível para o lugar de onde veio, Felice vê-se tomado pela força invencível da nostalgia.
A VIAGEM DE PAPA FRANCISCO
Esse documentário de Gianfranco Rosi tem essência existencialista, criando um valioso diálogo entre as viagens do Papa Francisco e o estado do nosso mundo. Instigado pelo fato de duas das viagens do Papa – a primeira aos refugiados que desembarcam em Lampedusa; a segunda, em 2021, ao Médio Oriente – espelharem de tão perto os itinerários dos seus filmes “Fogo no Mar” e “Noturno”, Gianfranco Rosi propõe-se a ir no encalço do atual líder mundial da Igreja Católica.
ONDE A VIDA COMEÇA
Com classificação indicativa 16 anos, ‘Onde a vida começa’ é um drama com direção de Stéphane Freiss. Sinopse: uma família judaica ultra-ortodoxa de Aix-les-Bains viaja todos os anos a uma quinta na Calábria para levar a cabo uma missão sagrada: a colheita de citrus medica, uma espécie de citrino utilizado na festa de Sucot. Esta peregrinação irá unir os caminhos de Esther, filha do rabino, e Elio, o proprietário da quinta. No seu filme de estreia, Stéphane Freiss assina um sensível e ponderado drama existencial sobre a tradição e o surpreendente caminho para a liberdade.
SERGIO LEONE – O HOMEM QUE INVENTOU A AMÉRICA
Ícones de Hollywood, colaboradores e amigos de longa data juntam-se nesse documentário para falar sobre o incomparável legado de Sergio Leone. A direção é de Francesco Zippel. Filme assinala o recente trigésimo aniversário da morte de Sergio Leone. Nomes como Clint Eastwood, Martin Scorsese, Dario Argento, Steven Spielberg e Quentin Tarantino se juntam para prestar homenagem ao cineasta visionário mais conhecido como uma das figuras criadoras do ‘faroeste espaguete’ e autor do maravilhoso filme ‘Era uma vez no oeste’.
JOGADA DE AMOR
Essa comédia romântica dirigida por Riccardo Milani tem classificação indicativa 14 anos. O cineasta revisita o sucesso do cinema francês ‘De carona para o amor’, que usa a ironia para abordar temas tão pertinentes como a deficiência e o machismo. Uma comédia subversiva e verdadeiramente singular protagonizada pelo talentoso Pierfrancesco Favino, vencedor da Coppa Volpi, o principal prêmio entregue anualmente aos melhores atores e atrizes no Festival de Veneza.
MUNDO CÃO
Alessandro Celli apresenta ao espectador uma mistura de drama e suspense em um cenário pós-apocalíptico de violência, crueldade e inocência perdida. Sinopse: no futuro, a cidade de Taranto foi isolada do resto do país e evacuada devido aos danos causados pela siderurgia. Dentro das cercas, gangues criminosas lutam pelo controle do território. ‘Mundo cão’ é um sólido exercício que mistura o tom pós-apocalíptico com o cyberpunk, pessimista como o gênero exige, num cenário distópico onde Roma já não é a capital.
INTERDITO PARA CÃES E ITALIANOS
Animação com pouco mais de uma hora de duração, ‘Interdito para cães e italianos’ tem direção de Alain Ughetto e classificação indicativa 14 anos. Um filme magistral pela delicadeza e precisão com que reconta através da animação a Itália daqueles que foram definidos como “os últimos”. Vencedor do Prémio do Júri no prestigiado Festival de Annecy, uma obra onde o imaginário terno e singelo do autor se cruza com uma forte componente histórica, resultando num filme de uma vibrante complexidade.
HORÁRIOS DOS FILMES
DERRAPADA (1h44)
01/07 – Sábado às 15h00
03/07 – Segunda-feira às 18h30
05/07 – Quarta-feira às 20h30
08/07 – Sábado às 19h00
11/07 – Terça-feira às 20h30
15/07 – Sábado às 15h00
BEM-VINDOS DE NOVO (1h45)
04/07 – Terça-feira às 18h30
08/07 – Sábado às 15h00
10/07 – Segunda-feira às 18h30
12/07 – Quarta-feira às 18h30
15/07 – Sábado às 17h00
23/07 – Domingo às 16h00
O MESTRE DA FUMAÇA (1h45)
02/07 – Domingo às 16h00
06/07 – Quinta-feira às 18h30
08/07 – Sábado às 17h00
10/07 – Segunda-feira às 20h30
12/07 – Quarta-feira às 20h30
18/07 – Terça-feira às 20h30
O RIO DO DESEJO (1h47)
02/07 – Domingo às 18h00
05/07 – Quarta-feira às 18h30
09/07 – Domingo às 16h00
17/07 -Segunda-feira às 18h30
20/07 – Quinta-feira às 20h30
22/07 – Sábado às 15h00
A PRAGA (1h50)
06/07 – Quinta-feira às 20h30
09/07 – Domingo às 18h00
11/07 – Terça-feira às 18h30
15/07 – Sábado às 19h00
17/07 – Segunda-feira às 20h00
22/07 – Sábado às 17h00
SEM URSOS (1h46)
01/07 – Sábado às 19h00
04/07 – Terça-feira às 20h30
13/07 – Quinta-feira às 20h30
16/07 – Domingo às 18h00
19/07 – Quarta-feira às 18h30
RODEO (1h45)
01/07 – Sábado às 17h00
03/07 – Segunda-feira às 20h30
13/07 – Quinta-feira às 18h30
16/07 – Domingo às 16h00
19/07 – Quarta-feira às 20h30
MESMO QUE TUDO DÊ ERRADO, JÁ DEU TUDO CERTO (2h)
18/07 – Terça-feira às 18h15
20/07 – Quinta-feira às 20h30
22/07 – Sábado às 19h00
HORÁRIOS DA 8½ FESTA DO CINEMA ITALIANO
A VIAGEM DE PAPA FRANCISCO – IN VIAGGIO (1h20)
25/07 – Terça-feira às 18h30
30/07 – Domingo às 18h00
A ESTRANHA COMÉDIA DA VIDA (1h43)
23/07 – Domingo às 18h00
27/07 – Quinta-feira às 20h30
SERGIO LEONE – O HOMEM QUE INVENTOU A AMÉRICA (1h47)
24/07 – Segunda-feira às 18h30
29/07 – Sábado às 19h00
NOSTALGIA (1h58)
25/07 Terça-feira às 20h30
31/07 – Segunda-feira às 18h30
JOGADA DE AMOR (1h53)
26/07 – Quarta-feira às 20h30
30/07 – Domingo às 16h00
INTERDITO PARA CÃES E ITALIANOS
29/07 – Sábado às 15h00
26/07 – Quarta-feira às 18h30
MUNDO CÃO (1h50)
27/07 – Quinta-feira às 18h30
31/07 – Segunda – feira às 20h30
ONDE A VIDA COMEÇA (1h39)
24/07 – Segunda-feira às 20h30
29/07 – Sábado às 17h00