Secretaria do Meio Ambiente realiza visita técnica para penúltima etapa do processo da criação do parque Serra da Santa Catarina
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realiza uma visita técnica à Serra da Santa Catarina, no Alto Sertão paraibano. A atividade ocorre, nesta quarta-feira (26), a partir das 6h, e vai reunir autoridades estaduais e municipais, pesquisadores e moradores. O objetivo é realizar o reconhecimento dos principais pontos da Unidade de Conservação, áreas de acesso e avaliação para a construção da sede.
A área deve ser transformada em parque estadual ainda este ano, conforme informou a secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense. Este ano, com o apoio do Governo do Estado, a Paraíba ganhou o seu primeiro parque nacional: o da Serra do Teixeira
“Estamos mapeando as Unidades de Conservação no estado, realizando estudos das áreas para melhor preservá-las. A Serra da Santa Catarina apresenta uma importante biodiversidade do Bioma Caatinga e potencial turístico. Vamos trabalhar uma gestão compartilhada para potencializar esses atrativos de forma segura e sustentável. Essa visita técnica servirá para entender a dimensão de mais essa beleza natural e realizar uma integração entre as autoridades dos quatro municípios em que a Serra está localizada”, adiantou Rafaela.
No início do mês de julho, a equipe técnica realizou reuniões públicas nas cidades em que a Serra está localizada (Aguiar, Carrapateira, Nazarezinho e São José da Lagoa Tapada) para esclarecer dúvidas dos moradores e conversar com as autoridades municipais sobre a criação do Parque Estadual.
O gerente executivo de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Gestão Costeira, Thiago Silva, destacou a variada biodiversidade que a unidade apresenta e quanto é importante a participação da população neste processo. “Nossa equipe técnica está muito engajada com a criação desse parque. A Serra de Santa Catarina apresenta uma biodiversidade de fauna e flora surpreendente. Para você ter uma ideia, só aqui encontramos o urubu-rei e espécies de répteis referenciadas pela primeira vez na Paraíba. É uma alegria muito grande para todos nós”, ressaltou o gerente.
A consulta pública para criação do Parque, o mapa da Unidade, material descritivo e o formulário para percepção ambiental está disponível no site da Secretaria de Meio Ambiente. (https://paraiba.pb.gov.br/
Serra da Santa Catarina – A unidade está localizada no oeste da Paraíba, na região da Caatinga. Com mais de 4.500 hectares de terra, sua biodiversidade completa apresenta 614 espécies de fauna e flora e abriga 32 nascentes que abastecem os principais reservatórios de água no Sertão da Paraíba. A serra encontra-se entre as cidades de Aguiar, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada e Carrapateira.