PB poderá ganhar ônibus elétrico, ponte do Jacaré a Santa Rita e fábrica de medicamentos chinesa
Ônibus elétrico, uma ponte ligando a Praia do Jacaré a Santa Rita e Litoral Norte e a instalação de uma fábrica de medicamentos chinesa. Essas são alguns dos possíveis investimentos, em fase de negociações, que a viagem de 11 dias do governador João Azevêdo à China pode render ao Estado e, em especial, à Grande João Pessoa.
Hoje pela manhã o governador concedeu uma entrevista coletiva em que fez um balanço da viagem ao país asiático, que teve por objetivo não apenas atrair investimentos, mas também estabelecer parcerias científicas e na área da Educação e agricultura familiar.
Sem adentrar nos detalhes das negociações, o governador disse à imprensa que a Paraíba deverá receber uma fábrica chinesa de medicamentos com grande demanda no país. A fábrica poderá gerar cerca de 500 empregos diretos. “Há uma grande necessidade da produção desses medicamentos no Brasil”, garantiu, mas por questão de confidencialidade do contrato de intenções, não divulgou o nome da empresa.
“A fábrica deve se instalar na Região Metropolitana de João Pessoa. Existe uma demanda muita grande no país e uma falta generalizada do produto em questão. Essa empresa chinesa é responsável por 47% do mercado chinês e ela sabe do potencial que encontrará aqui”, afirmou.
Terminal pesqueiro
O interesse na construção de um estaleiro em Lucena é outro ponto onde as negociações estão avançando com os chineses e que levará a uma outra obra: a construção de uma ponte que liga a Praia do Jacaré a Santa Rita e litoral Norte. O estaleiro seria dedicado à carga de peixes, com tratamento e distribuição dos produtos.
“Estamos elaborando um estudo para fazer ligação da praia de Jacaré, onde hoje tem os barcos, para o outro lado. Qualquer carga que saia do Porto de Cabedelo só precisaria usar a rodovia até Intermares e já sairia em direção a Santa Rita”.
Ônibus Elétricos
Também foram iniciados contatos com empresas chinesas fabricantes de ônibus elétricos com interesse no mercado brasileiro. João Azevêdo disse que os ônibus podem ser incluídos no projeto Rede Integrada de Corredores de Transporte Público de João Pessoa, que prevê investimentos em infraestrutura nos maiores corredores de transportes da Capital, a exemplo das avenidas Epitácio Pessoa, Cruz das Armas, Dom Pedro II e 2 de Fevereiro. “Já temos, em João Pessoa, projeto para investir R$ 230 milhões no transporte público, e queremos que os ônibus sejam elétricos e de alta capacidade. Nós vamos trabalhar com essas duas fábricas que produzem ônibus elétricos e autónomos”, afirmou.
Telescópio Bingo
A construção do Radiotelescópio Bingo, no interior paraibano, foi outro tema de negociações com os chineses. O Projeto já conta com a participação de pesquisadores de instituições de pesquisa do Brasil, África do Sul, China, Reino Unido, Suíça e França.
O Radiotelescópio Bingo ocupará, em Aguiar, uma área equivalente ao Maracanã. A construção do equipamento tecnológico é fruto de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e instituições da China, do Reino Unido e de sete outros países. A cidade paraibana foi escolhida por manter as condições técnicas necessárias.
Foto de Roberto Guedes