Mulheres do PSB constroem pauta para aumentar a representatividade feminina nas eleições
Mais de 400 mulheres filiadas ao Partido Socialista Brasisleiro (PSB) participaram na noite desta terça-feira (1) no auditório do Sintel, de encontro para Construir uma Pauta Socialista das Mulheres para a Capital paraibana. No evento, foi tratado sobre a reestruturação do partido na Capital e no aumento da representatividade das mulheres na Câmara da Capital.
Lideranças populares, de comunidades, jovens, profissionais liberais, religiosas, mulheres na política, entre outras, estiveram presentes num grande debate sobre a participação das mulheres nas definições políticas da cidade, voltadas para as mulheres em toda a sua diversidade. O encontro contou com as presenças do presidente do PSB de João Pessoa, Tíberio Limeira e do vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra.
Estiveram presentes as prefeitas, Anna Lorena Leite, de Monteiro e Michele Ribeiro, de Pedro Régis, que vieram prestigiar e enriquecer este encontro, a ambientalista Rafaela Camaraense, Emilia Correia Lima, Laura Farias, Érika Del Pino, Simone Jordão, Wleika Quirino, Ivanilda Matias, também a participação expressiva de grandes lideranças populares, Dona Nicinha, Rosário Rolim, Dona Rita, Jailma Carvalho, entre outras. Presentes ainda as ex-vereadoras de João Pessoa, Fabíola Rezende e Cris Furtado.
A professora da UFPB Glória Rabay, militante feminista, abrilhantou e levantou a plateia ao abordar o tema central e falou sobre as dificuldades e necessidades das mulheres nas cidades, a violência política de gênero e a importância da mulher ocupar os espaços da política. Marcou um debate instigante com a manifestação das mulheres.
Ao final, foi eleita por unanimidade a Comissão Provisória do segmento Mulheres, composta por 15 mulheres, contemplando a diversidade do encontro, que tem a missão de organizar as mulheres nos bairros, comunidades e setores, promover eventos e auxiliar o Diretório nas políticas voltadas para as mulheres. Ficou definida a realização do Encontro Municipal dos Segmentos, a Campanha de Filiação de mulheres (em data próxima) e a deflagração da Campanha Contra a Misoginia em consonância com Campanha Nacional, que Serpa promovida pelo Ministério das Mulheres.