Funjope anuncia IV Conferência Municipal de Cultura para o mês de setembro
A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) anunciou, nesta segunda-feira (7), a IV Conferência Municipal de Cultura (CMC), que integra a etapa nacional, para o próximo mês de setembro. No entanto, antes do evento, irão acontecer as pré-conferências nos dias 15, 16 e 17 de agosto, que são preparatórias e têm o objetivo de mobilizar a classe cultural.
“A realização da nossa Conferência Municipal de Cultura é fundamental para o nosso trabalho de planejamento a médio e longo prazo. Já faz muito tempo que estamos sem conferências municipais e a Funjope está integrada ao movimento nacional do próprio Ministério da Cultura, que já nos orientou e convocou a sua Conferência Nacional para o final deste ano”, afirmou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele considera que este será um momento ímpar e extremamente importante para que os profissionais da cultura, os artistas e os movimentos sociais ligados à cultura possam redefinir os seus papeis, suas lógicas e fortalecer os Sistemas Nacional e Municipal de Cultura.
“Para fazermos esse trabalho, contamos com o apoio da Secretaria Executiva de Participação Popular (SEPP) e do Conselho Municipal de Cultura, que tem sido instrumento muito importante para o nosso trabalho de formação da política cultural de João Pessoa, bem como o grupo de trabalho que criamos para organizar a Conferência Municipal de Cultura, formado por pessoas da sociedade civil, cuja participação é fundamental nesse processo”, acrescentou.
A Conferência Municipal é um ponto inicial para retomar a implantação e o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura, ação que está parada há dez anos. O objetivo é coletar, junto à sociedade civil, as diretrizes que vão nortear o Plano Municipal de Cultura para os próximos dez anos e também o Plano Nacional de Cultura.
A CMC foi convocada nos termos da portaria nº 36, de 31/07.2023, publicada na edição de 02 de agosto do Diário Oficial. Pode participar da etapa municipal qualquer cidadão. Durante a Conferência serão eleitos delegados que vão para a fase estadual e, em seguida, para a nacional. Eles são eleitos entre representantes de segmentos culturais, de entidades artísticas e de movimentos sociais vinculados à cultura. Participam da etapa nacional delegados eleitos nas conferências municipais e estaduais.
Eixos – As conferências municipais, estaduais e nacional têm um tema central ‘Democracia e Direito à Cultura’ e, dentro dele, há seis eixos: ‘Institucionalização – Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; ‘Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Calendário – As pré-conferências acontecem de 15 a 17 de agosto, sempre a partir das 18h, seguindo o calendário. No dia 15, o encontro será na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiza Lima Lobo, que fica localizada na Rua Carteiro Francisco Inácio do Rêgo Filho, nº 25, bairro Alto do Mateus.
No dia 16, o evento acontece na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Padre Leonel da Franca, que fica na Rua Luzinete Francisca das Neves, bairro do Ernesto Geisel. Já no dia 17, a pré-conferência será na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Moura, localizada na Rua Silvino Santos, nº 27, bairro de Mandacaru.
Foto: Daniel Silva/arquivo