O Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Administração (Sead), vai apresentar quatro projetos consolidados e em fase de execução há pouco mais de um ano, no XII Congresso Consad de Gestão Pública, entre os dias 22 e 24 de agosto, em Brasília. Os trabalhos paraibanos foram escolhidos entre 172 enviados de todo Brasil.
O evento, que reúne gestores e administradores, será realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad) e é o principal evento sobre administração pública do País, reunindo representantes de todos os entes federativos com o objetivo de apresentar iniciativas inovadoras para o serviço público.
Os projetos da Paraíba que serão apresentados estão distribuídos nas áreas de gestão de pessoas, compras públicas e responsabilidade ambiental, social e governança. Alguns deles estão em execução há mais de um ano, como é o caso de um dos projetos da Diretoria Executiva de RH, que teve os seguintes projetos aprovados: “Experiência exitosa na implantação da gestão de saúde e segurança do trabalho em unidades hospitalares do Estado da Paraíba”, que mostra as boas práticas de prevenção para proteger o colaborador de riscos ocupacionais e acidentes de trabalho, proporcionando um ambiente laboral saudável, seguro e sobretudo cumprindo a nova política do Governo Federal, voltada para o eSocial/SST.
O segundo trabalho tem como título “Projeto piloto para promoção de práticas de sustentabilidade e governança na Sead”. É um estudo de caso sobre os resultados de um projeto de implantação de uma agenda de sustentabilidade e governança, em fluxos de trabalho de um setor da Sead, com o objetivo de estabelecer práticas com caráter educativo para implementação dos critérios ASG (Ambiental, Social e Governança).
Já o terceiro trabalho do RH tem como tema “Programa de integração aplicada da Sead”, ferramenta capaz de otimizar processos e gerar resultados eficientes, o que proporciona mais entregas em menor tempo, além disso, surge o fator motivacional que engloba o projeto de ‘Boas-vindas’.
Pela Diretoria Executiva de Compras, o artigo selecionado no Congresso Consad teve como título “Decreto Estadual nº 42.967/2022: boas práticas metodológicas de pesquisa de preços como instrumento de efetividade das compras públicas”, que trata sobre a regulamentação do procedimento para realização de pesquisa de preços para aquisição de bens e contratação de serviços, buscando otimizar o procedimento, a partir das experiências e necessidades próprias. O regulamento implementou nova metodologia para aferir o real preço de mercado e com isso pode contribuir para a eficiência e a efetividade nas aquisições públicas do Estado.