Paralisação das Prefeituras: gestores do Vale do Piancó aderem à mobilização
Quatro Prefeituras do Vale do Piancó já aderiram à paralisação nacional do próximo dia 30 em protesto contra as constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Na Paraíba, a mobilização é organizada pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).
Os prefeitos Samuel Lacerda, de Conceição; Félix Vieira, de Santa Inês; Tintin, de Aguiar; e Dedé, de Santana dos Garrotes. Nas redes sociais, “Conceição e os municípios do Brasil são severamente prejudicados pela União (Governo Federal) com a drástica e injustificável redução dos recursos municipais. Até o momento, já foram reduzidos mais de 81% do FPM”, postou Samuel.
“Por causa da queda do repasse do Governo Federal nesses últimos meses, dia 30 todas as Prefeituras irão parar. Os serviços essenciais vão continuar funcionando”, publicou Félix.
Segundo o presidente da Famup, George Coelho, para as cidades pequenas, o FPM é a principal fonte de receita do município e ajuda a custear despesas obrigatórias, como o pagamento de servidores públicos e da Previdência. As quedas nos repasses dificultam a organização das contas e execução dos projetos e ações em benefício da população.
“As prefeituras estão no vermelho e precisamos de uma solução urgente para isso. O Governo Federal e o Congresso precisam olhar para os municípios, pois a situação já se encontra insustentável, beirando um colapso. Dentro dessa situação, é preciso pedir também que os prefeitos ten”, alertou George Coelho.