+
BorboremaNotícias urgentes

Mudanças na arborização do Parque Evaldo Cruz estão dentro da legalidade, afirma coordenadora

As mudanças realizadas na arborização do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo) durante as obras de revitalização estão dentro da legalidade. A afirmação foi feita pela coordenadora de Meio Ambiente da Prefeitura de Campina Grande, Lilian Ribeiro,  nesta terça-feira (4), após receber ligações com dúvidas sobre o assunto.

Ela explicou que os projetos aprovados levam em consideração a legislação federal 9.985/2000, que trata do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), incluindo a questão da compensação ambiental.

Além disso, ao fim do projeto, o Parque, que atualmente conta com 432 espécies arbóreas, passará a ter 443 unidades.  “Portanto, o objetivo principal do projeto é a reposição das árvores que estão sendo removidas, seja por problemas fitossanitários ou por necessidade de adequação ao local”, disse.

De acordo com a coordenadora,  a ação se faz necessária, uma vez que a situação atual compromete até mesmo a segurança das pessoas que transitam na área.

Além disso, Lilian Ribeiro ressaltou que a Coordenação do Meio Ambiente está empenhada em melhorar as áreas verdes do município, destinando uma média de 900 mudas mensalmente, somando-se às 22 mil espécies disponíveis no viveiro municipal.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) é mantida uma vigilância rigorosa sobre todas as atividades, por meio de uma equipe técnica, composta por Biólogos e Engenheiros Sanitários Ambientais.

“Tudo isso é feito com a convicção de que os inconvenientes temporários trarão uma melhor qualidade ambiental para toda a população campinense”, explicou a coordenadora.

Sobre a obra
O projeto deve interligar o Açude Novo ao Parque do Povo, ampliando a área a ser utilizada durante o Maior São João do Mundo. É uma das obras no ‘pacote’ anunciado pelo município e que será executado com recursos de empréstimos junto a instituições financeiras.

O montante estimado para a obra é de R$ 30,5 milhões. Pelo cronograma estabelecido, o novo Parque Evaldo Cruz será entregue após 18 meses de iniciada a obra. A prefeitura de Campina Grande concluiu o processo licitatório no último dia 14 de agosto. A empresa vencedora do certame foi a Engemat – Engenharia de Materiais de Materiais Ltda, de Maceió (AL).

Sobre o Parque
O Parque do Açude Novo tem uma área de aproximadamente 40 mil metros e foi criado em 1976. Em 1985, recebeu o nome de Parque Evaldo Cruz em homenagem ao prefeito que o inaugurou.

Em conjunto com o Açude Velho, ambos abasteceram a cidade de Campina Grande até o ano de 1927.

A área foi transformada em parque e, durante a década de 1990, era um dos principais locais de encontro e lazer da cidade.

Veja vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.