Porto se prepara para dar início a exportação de açúcar para a África
Diretamente da Suíça, onde cumpre agenda oficial, o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, falou, durante o programa Momento Portuário, transmitido, na última quinta-feira (2), pela Rádio Tabajara, sobre o crescimento do Porto de Cabedelo. Além da exportação de açúcar – que, em breve, começará para a África –, Ricardo destacou algumas ações desenvolvidas pela companhia, em parceria com o Governo do Estado.
Acompanhado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e de outros 90 brasileiros do setor portuário, Ricardo visitou, nesta semana, o porto da Ilha de Singapura, na Malásia. “Viemos buscar investimentos para o nosso porto, na área da modernização, e, quem sabe, ampliar os negócios, uma vez que estamos preparando o Porto de Cabedelo para se tornar ainda mais atrativo, sobretudo, no que diz respeito às suas operações”, afirmou Ricardo Barbosa.
O presidente da Companhia Docas Paraíba (instituição responsável pela administração do Porto de Cabedelo), ressaltou, ainda, que a exportação de 10 mil toneladas de açúcar para o continente africano – prevista para começar no próximo dia 6 – é, hoje, um dos pontos fortes do porto.
“Essa operação se dará nos próximos dias. Toda a logística de atracação do navio já está montada”, frisou Barbosa ao relembrar que esse processo só se tornou possível por causa da dragagem do porto e das reformas nos armazéns, onde são realizados os abastecimentos da carga, realizadas pelo Governo do Estado.
“Essa operação será a primeira de muitas. Já estamos prospectando novas exportações de açúcar, e isso vai trazer um ganho para o Porto de Cabedelo como rota de exportação a granel muito importante, e estamos muito felizes com o sucesso dessa operação de exportação de açúcar”, avaliou o presidente da Docas Paraíba.
Momento Portuário
Transmitido, semanalmente, pela Rádio Tabajara (105,5 FM), o programa Momento Portuário traz prestação de serviço, curiosidade, resultados e uma série de informações relacionadas ao Porto de Cabedelo e do setor portuário paraibano. Mais informações podem ser obtidas através do perfil @portodecabedelo, no Instagram.
A União
Foto: Thiago Marques