Arquidiocese espera 500 mil fiéis na Romaria da Penha, que começa às 22h deste sábado
Completando 260 anos de tradição, a Romaria da Penha desse ano pretende reunir cerca de 500 mil devotos durante toda a caminhada, que terá início às 22h deste sábado, partindo da igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no centro da cidade, até o Santuário da Penha, na zona Sul da capital. Com o tema “Senhora da Penha, ajuda-nos a repartir o Pão, como Sinal de Graça e Missão”, a festa promete reunir os fiéis numa celebração de fé, devoção e solidariedade.
De acordo com a assessoria da Arquidiocese da Paraíba, o evento religioso irá contar com a presença de nomes importantes da Igreja Católica, incluindo Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Dom José Gonzáles Alonso, bispo emérito de Cajazeiras PB; além do arcebispo Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz.
Trajeto
O trajeto da Romaria da Penha, de 14 quilômetros, sairá da Igreja de Lourdes e a peregrinação segue pela Avenida João Machado, Avenida Dom Pedro II e Via Expressa Padre Zé, ao lado da UFPB. Os romeiros irão seguir pela avenida principal dos Bancários, Rua Santa Bárbara e Avenida Hilton Souto Maior, a partir do Shopping Mangabeira, até, finalmente, chegarem ao Santuário da Penha.
De acordo com o monsenhor Nereudo Freire, reitor do Santuário da Penha, tanto a organização do Santuário, quando as equipes do poder público, estão prontos para receber os fiéis. O monsenhor também aconselha quem pretende fazer a romaria. “É o momento da oração pessoal, da oração familiar, do recolhimento. Ter um coração disponível para que Deus possa fazer morada e pedir a intercessão da nossa mãe, Nossa Senhora da Penha, para que possamos realizar a Romaria e renovar nossa fé, nossa esperança e nos tornarmos pessoas humanas e disponíveis a sempre fazer o bem”, afirmou.
Renda extra
A data também é uma opção de renda extra para os comerciantes. Raimundo Mota, que veio do Ceará, comercializa artigos religioso. “O movimento e a estrutura são muito boas. É a primeira vez que participo da Romaria da Penha e não posso reclamar do movimento, está muito bom”, diz Raimundo ao lado de terços, medalhas e réplicas de Nossa Senhora da Penha.
Outro comerciante que celebra o volume de vendas é Genival Viana, que há 28 anos mantém um ponto fixo ao lado do Santuário. “Antes eu tinha um restaurante, mas de uns 10 anos para cá, comecei a vender artigos religiosos, além de água, refrigerante e salgados. O movimento maior começa mesmo no sábado pela manhã, mas já tem bastante gente visitando e estamos muito animados. Acho que esse ano vai ser melhor que 2022”, afirmou.
Segurança
Divulgado na última quarta-feira, pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba (Sesds), o esquema de segurança para a Romaria de Nossa Senhora da Penha conta com o Gabinete Integrado de Monitoramento e Gestão, montado no Centro Integrado de Comando e Controle de João Pessoa (CICC), considerado o epicentro da operação.
A estrutura irá contar com 10 câmeras corporais do tipo bodycam, duas vans equipadas com seis câmeras que proporcionam visualização móvel em 360º e zoom em alta definição, bem como três aeronaves remotamente pilotadas (RPA). Serão integradas 66 câmeras para assegurar uma cobertura completa ao longo do percurso, ao vivo, e em tempo real. Além do aparato tecnológico, haverá um contingente de mais de 1.400 agentes, estrategicamente distribuídos ao longo do percurso.
Delegacias Móveis
A Polícia Civil vai contar com duas delegacias móveis instaladas na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, e no Santuário da Penha, além do reforço de equipes plantonistas e aberturas de polos de plantão para atuação, durante a Romaria, nas sedes da 2ª Delegacia Distrital (Centro), 9ª Delegacia Distrital (Mangabeira) e Delegacia Móvel, destinados ao registro de ocorrências e lavratura de procedimentos policiais decorrentes do evento.
Trânsito
De acordo com a Semob, serão disponibilizadas duas áreas na PB-008, uma no sentido Estação Cabo Branco e outra no sentido Centro de Convenções, para táxis e ônibus. Os fiéis que pretendem retornar da Praia da Penha utilizando o transporte coletivo urbano vão contar com uma frota de mais de 100 ônibus, saindo da entrada da Penha, na PB-008.
A partir das 3h, com o retorno de alguns romeiros para suas casas, também serão disponibilizados veículos no Terminal de Integração do Varadouro para que, conforme a demanda, a equipe de supervisão da Semob-JP, juntamente com representantes dos consórcios, direcione os carros para os bairros onde houver necessidade.
Na manhã desse domingo, o quadro operacional de ônibus volta à normalidade para o dia. Bloqueios e desvios Os planos de trânsito e funcionamento dos ônibus durante a Romaria de Nossa Senhora da Penha de 2023 vão incluir bloqueios e desvios do fluxo do trânsito ao longo do percurso entre a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e o Santuário de Nossa Senhora da Penha.
Dentro do planejamento também está garantida uma grande quantidade de oferta de ônibus para a volta dos fiéis após a romaria. Já a partir da manhã de hoje, um trecho da Avenida João Machado, entre a Rua das Trincheiras e a Rua Rodrigues Chaves, será bloqueado para a montagem do palco da celebração da missa. A circulação será impedida no sentido do Cemitério Boa Sentença.
A partir das 16h, a faixa de ônibus no sentido Centro/bairro, será interditada, permitindo a organização dos trios elétricos. E a partir das 18h, toda o trajeto da Romaria será interditado. No Santuário da Penha, será permitida apenas a circulação de veículos operacionais e particulares que contarem com o adesivo de permissão de acesso.
Matéria de Taty Valéria para o Jornal A União
Foto: Evandro Pereira, para o Jornal A União