Projeto de carnaval 2024 em João Pessoa é aprovado na Lei Rouanet com possibilidade de captar R$ 4,4 milhões da iniciativa privada.
O projeto de Carnaval da Prefeitura de João Pessoa foi recentemente aprovado na Lei Rouanet, conforme a Portaria 0931/23, publicada no Diário Oficial da União em 1º de novembro. A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) agora tem a autorização para captar até R$ 4,4 milhões em recursos da iniciativa privada destinados ao investimento no Carnaval da Capital.
Marcus Alves, diretor executivo da Funjope, destaca a elaboração cuidadosa do projeto ao longo de meses, envolvendo diálogos com diversas entidades carnavalescas, como a Associação Folia de Rua, líderes do Carnaval Tradição, e representantes de blocos independentes como o Cafuçu. Um comitê de trabalho, criado pelo prefeito Cícero Lucena em abril, reuniu figuras importantes como Flávio Eduardo Fuba, Buda Lira, Sérgio Nóbrega e Edson Pessoa para o planejamento do Carnaval.
Agora, a Funjope ativa um plano de divulgação e engajamento junto às empresas privadas, destacando a importância desses recursos para fortalecer o Carnaval de João Pessoa.
O projeto ressalta o Carnaval como uma expressão fundamental da identidade cultural da cidade, abrigando a diversidade local. A programação abrange desde prévias carnavalescas, com destaque para o Folia de Rua, até o Carnaval Tradição, marcado pelos desfiles na Avenida Duarte da Silveira com orquestras de frevo, maracatus, escolas de samba, ala ursas e tribos indígenas.
Em 2024, a Prefeitura, por meio da Funjope, planeja celebrar os 38 anos do Folia de Rua e os 108 anos do Carnaval Tradição, promovendo a descentralização da festa para diversos polos da cidade, enriquecendo ainda mais a experiência multicultural do evento.