Diversidade cultural marca semana magna da edição dos 10 anos do Natal Iluminado
O Natal Iluminado celebrou o nascimento do menino Jesus com uma vasta programação cultural, fortalecendo a tradição e o espírito natalino para os que visitaram as estações, decoradas com muitas luzes, e contemplaram as apresentações artísticas em Campina Grande. Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), as atividades da semana do Natal ofereceram à população shows de música, teatro e dança.
Iniciando na quinta-feira, 21, o palco da Estação das Luzes, localizado no cartão postal da cidade, o Açude Velho, recebeu o Coral da STTP, que apresentou um repertório com canções natalinas. Na Vila Gastronômica, no Parque da Criança, a animação ficou por conta de Tony Presley, que levou muito ‘rock’n roll’ aos presentes com clássicos do rei Elvis Presley, além de música instrumental de Serginho do Sax.
Na sexta-feira, 22, a Estação das Luzes foi ocupada por diversos segmentos artísticos, começando com as turmas de danças populares e da terceira idade, do Centro Cultural Lourdes Ramalho (CCLR), que apresentaram coreografias de carimbó e dança da peneira. Também se apresentaram as turmas de danças urbanas do CCLR, que encantaram o público com muito gingado.
Em seguida, o palco deu lugar aos versos do poeta Julliermy Luan, que declamou um belíssimo poema sobre o sentido do Natal. Em paralelo às apresentações no palco, o largo do Açude e Velho foi ‘tomado’ pelo Desfile Natalino, com toda magia e animação da Trupe e do Papai Noel, ao som da Orquestra Lira Musical e com a presença do grupo pioneiro Tropeiros da Borborema.
No palco, as apresentações continuaram com o Coral Cia da Voz, com músicas religiosas, além das crianças do Colégio Inovação, que encantaram o público com canções natalinas. Na dança, o ballet também foi destaque, com a presença dos Studios Jéssica Oliveira e Jane Cosmo.
Após passar pelo calçadão ao lado do Parque da Criança, promovendo alegria e encanto às pessoas, o desfile da Trupe Natalina chegou à Estação das Luzes, onde o clima de Natal continuou com a belíssima apresentação do grupo Tropeiros da Borborema. A noite na Estação das Luzes foi encerrada com muito forró, com o cantor Cristian do Acordeon.
Já na Estação Anjo da Anunciação, na mesma noite, a música no Parque da Criança ficou por conta do Forró Mexerica e Zezinho Tavares.
No sábado, 23, o Desfile Natalino voltou a animar o Largo do Açude Velho, com a Trupe, a Orquestra Lira e a Cia de Projeções Folclóricas Raízes, à Estação das Luzes, onde as apresentações da noite aconteciam. Logo em seguida, o Raízes animou o local com muita dança e cultura popular.
As turmas de danças urbanas e ballet do CCLR, além do Pastoril do São João Batista, encantaram os presentes com coreografias arrojadas. O público também foi agraciado com a presença da Filarmônica Epitácio Pessoa, que apresentou belas canções do ciclo natalino e da Música Popular Brasileira.
O clima musical continuou com ‘Os Bacanas’, animando a população com o forró; Madson e Jessica Fernandes, com MPB e músicas de Natal, além do músico e arte-educador Carlinhos Gonçalves, que no violão entoou várias canções. No Parque da Criança, o show da Vila Gastronômica foi com a banda Baião de 3.
Na véspera de Natal, no domingo (24), a banda cristã Plenitude 7 intensificou o clima do nascimento de Jesus na Estação das Luzes com muito louvor. No Anjo da Anunciação, o Forró ‘Bond Farra’ animou a Vila Gastronômica.
Finalizando a programação na noite de Natal, na segunda-feira (25), muita dança e animação se fizeram presentes com o Desfile Natalino, onde a Trupe, a Orquestra Lira e os grupos Caetés e Batuque Nagô, espalharam a cultura popular, o folclore e o maracatu, “invadindo” as Estações das Luzes e Anjo da Anunciação.
Em paralelo, o palco da Estação das Luzes recebeu o Coral Projeto Futuro Feliz, com canções natalinas, bem como uma apresentação musical do Coral OBPC Bela Vista, celebrando o nascimento de Jesus, além de Aluska Santos & Banda, com música gospel. A Cia Elisson Custódio, formada por bailarinos de Riachão do Bacamarte e Campina Grande, mostrou uma interpretação coreográfica, remontando o filme ‘Meninas Malvadas’.
Ao chegarem ao palco da Estação das Luzes, a Orquestra Lira também realizou uma linda apresentação musical, seguida da dança dos grupos Caetés e Batuque Nagô, promovendo a diversidade cultural e encantando o público que assistia aos espetáculos.
Já no Anjo da Anunciação, a música foi feita pelos artistas Rodrigo Lima e Alê Silva Voz e Violão.
Nesta quarta-feira, 27, o Natal Iluminado também terá uma diversa programação cultural, promovida pela a Prefeitura de Campina Grande, através da Secult, e que brevemente será divulgada em detalhes.
O Natal Iluminado é uma realização da Prefeitura de Campina Grande, em uma ação intersetorial de várias secretarias municipais e autarquias da gestão, e vai até o dia 14 de janeiro, movimentando o setor cultural, além de promover o desenvolvimento econômico da cidade Rainha da Borborema.
Codecom