+
Gerais

Saiba o que significa o termo “vegano”, que causou dúvidas no BBB 24; entenda diferenças entre vegetarianos e veganos

Durante o preparo do almoço desta terça-feira (9) no “BBB 24”, o brother Davi quis saber se poderia colocar “uma calabresinha” no feijão. Mas Leidy Elin alertou que era melhor abortar o plano: “Tem gente vegana aí”. O rapaz, então, quis saber: “Vegano é o quê?”.

Ao ouvir que “vegano não come nada de carne”, ele concluiu: “É só tirar. É só tirar a calabresa do feijão”. Mas não é bem assim, não. Veganos, na verdade, não consomem nada que tenha origem animal (leia mais abaixo).

O veganismo é apenas um dos tipos de vegetarianismo. Embora existam divergências pontuais quanto ao número de, digamos, “categorias” de vegetarianismo (e quanto à nomenclatura de cada uma delas), o básico costuma ser consensual. A Sociedade Vegetariana Brasileira, por exemplo, lista estas seis variações:

  1. Ovolactovegetarianos – comem ovos, leite e laticínios.
  2. Lactovegetarianos – consomem leite e laticínios (mas não ovo).
  3. Ovovegetarianos – comem ovos (mas não consomem leite e laticínios).
  4. Vegetarianos estritos – não consomem nenhum produto de origem animal.
  5. Veganos – aqui não se trata apenas de comer; eles não usam nenhum tipo de produto/insumo de origem animal (vale, inclusive, para o que é testado em animais).
  6. Alimentação plant based – 100% vegetal (não inclui nenhum ingredientes de origem animal) e “prioriza os alimentos mais naturais e íntegros (também conhecida como whole food plant based diet)”.

 

Como é o cardápio de uma pessoa vegana? Ela pode comer, por exemplo:

  • sementes (girassol, abóbora, gergelim, linhaça dourada, chia)
  • oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, macadâmia)
  • raízes e tubérculos (aipim, batata doce, inhame, cará, batata baroa)
  • cereais integrais (arroz, trigo, aveia, centeio)
  • leguminosas (feijões, grão de bico, ervilha, lentilha, quinoa)
  • vegetais folhosos verdes (couve, alface, rúcula, agrião, espinafre)
  • vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor, repolho)
  • outros vegetais (cenoura, beterraba, pepino, cebola, alho, berinjela, abóbora, abobrinha, etc. E tomate usado tradicionalmente na salada)

Mas o veganismo não diz respeito apenas à alimentação. Além da comida, ele contempla vestuário, cosméticos e produtos de limpeza, por exemplo. Ele pode ser classificado como um modo de viver que busca excluir o consumo de produtos que possuem origem ou resíduo animal, além de evitar o fomento de atividades que estejam relacionadas à exploração de animais. Leia mais aqui.

O que a ciência já disse sobre o impacto do veganismo no corpo? Uma revisão de 32 estudos publicada em 2019 na revista “Nature” informou haver evidências de que a alimentação vegana representa uma melhora pequena ou moderada na condição de saúde, se comparada a dietas convencionais. Em um período de dois anos, houve resultados superiores em termos de peso, metabolismo e sistema imunológico.

Quem é vegetariano e quem é vegano no “BBB 24”? A modelo Yasmin Brunet é vegetariana, e a cantora Wanessa Camargo, vegana.

G1

Foto: Reprodução/TV Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.