8 de março: Crianças falam quem são as mulheres que elas mais admiram
Em 1975, a ONU (Organização das Nações Unidas) tornou o 8 de março o Dia da Mulher. A data se tornou referência para a luta feminista em 1917, quando operárias foram às ruas para protestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial. O protesto é conhecido como um marco para o início da Revolução Russa.
É um dia para pensar sobre todas as importantes conquistas de mulheres para mulheres: o direito ao voto, a ter uma carreira profissional, escolher se casar ou não etc. Dar um presente a uma mulher nesta data pode representar uma forma de agradecer a todas elas por sua luta.
A Folhinha ouviu quatro crianças para saber quem são as mulheres que elas mais admiram e por quê. Veja abaixo.
NINA P. S., 9 ANOS
Eu admiro a Carolina Maria de Jesus e a Marta, jogadora de futebol. A Carolina porque ela era muito pobre, mas mesmo assim ela escreveu vários livros que hoje em dia são muito famosos. E também a Marta, porque ela é uma ótima jogadora e ela, assim, é uma das melhores jogadoras mulheres da seleção brasileira.
MARINA M., 9 ANOS
[Admiro] Joana D’Arc, Emma Watson, Cleópatra e a minha bisavó Rosa. A Emma Watson porque ela me inspira e porque ela atua muito bem, eu queria ser atriz. E ela faz parte do meu filme preferido. Amo todos os “Harry Potters” e o livro também.
A Joana D’Arc porque ela lutou a favor do direito das mulheres, e a vovó Rosa porque ela fez, literalmente, fez minha família. Ai, que família!
E a Marta, porque ela é uma jogadora muito boa de futebol, já ganhou várias copas femininas e ela mostra que as meninas também são boas em jogar futebol, não só os meninos.
FELIPE M. M., 8 ANOS
[A mulher que mais admiro no mundo é] A mamãe. A mamãe e a tia Dri. Porque elas são legais, porque elas brincam comigo. E eu admiro a minha mãe porque ela trabalha muito e é muito legal.
VIVIANE M. K., 7 ANOS
[Admiro] A Frida Kahlo, Rita Lee e Gal Costa. Porque eu gosto do trabalho delas, e também eu acho muito legal. A música que eu mais gosto é “Lança Perfume”, porque é uma história que eu gosto.