+
Notícias urgentes

Memorial Bobby Fisher será realizado, em João Pessoa, de 15 a 17 deste mês

Em sua décima terceira edição, o Aberto Memorial Bobby Fisher de Xadrez acontece em João Pessoa entre os dias 15 e 17 de março, no Hotel Littoral, na orla de Cabo Branco.

O campeonato é um dos mais importantes do Brasil, atraindo campeões nacionais e internacionais para a disputa. Mais de 120 jogadores vindos de 17 estados já confirmaram presença no torneio, que tem 11 categorias em disputa, com premiações de R$ 10 mil, além de contar pontuação para o rating FIDE da International Chess Federation, o principal ranking mundial no esporte.

“É o maior torneio do Nordeste e um dos maiores do Brasil. Temos a regularidade anual, nem todos os torneios conseguem cumprir com isso. Eu diria até que o Bobby Fischer é um patrimônio do esporte paraibano e do xadrez brasileiro”, destaca Marcelo Urquiza, presidente da Federação Paraibana de Xadrez. O torneio também tem uma importância regional, de incentivo à prática do esporte na Paraíba. Dentro da premiação, os cinco paraibanos mais bem colocados do torneio ganham a inscrição para participar do Campeonato Paraibano de Xadrez Clássico de 2024. O torneio também classifica os melhores colocados para o Campeonato Brasileiro de Xadrez. A própria cidade acaba se tornando um chamariz para os jogadores de fora.

O torneio é conhecido pelo alto nível e, também, pelo acolhimento aos participantes. “Os participantes são recebidos com muito capricho. Temos todo o suporte para eles, um salão de jogos confortável, com espaço suficiente, um terraço com uma vista magnífica da orla de Cabo Branco. Tudo isso acaba sendo um diferencial também”, destaca o presidente da federação.

Alexandr Fier (foto) já foi campeão brasileiro quatro vezes e vem para disputar o Memorial Bobby Fischer pela primeira vez. “Eu estou curioso para conhecer a cidade. E sabendo do nível do torneio, estou muito otimista. Não vai ser uma competição fácil”, afirma o enxadrista, que já vem de um terceiro lugar no Floripa Open, maior torneio de Xadrez do Brasil. “Ano passado, no Brasileiro, que aconteceu em Recife, em dezembro, eu fiquei em segundo. Neste ano vamos para vencer. Tem muitos grandes jogadores do Brasil inteiro seguindo para o Memorial Bobby Fischer. O campeonato em João Pessoa é muito tradicional e conhecido, e vai ser ótimo jogar na Paraíba”, destaca o jogador.

Além dele, Darcy Lima, também ex-campeão brasileiro, vai participar do torneio. Ele já esteve em João Pessoa em anos anteriores, participando da disputa. Os dois enxadristas alimentam uma rivalidade sadia. “Já nos enfrentamos pelo menos vinte vezes. É um dos melhores jogadores do Brasil. Vamos fazer um campeonato muito bom, tenho certeza”, destacou Fier. Antes do torneio, no dia 14, Alexandr Fier vai fazer uma apresentação enfrentando 30 jogadores simultaneamente. Já temos 20 destes jogadores. Faltam só dez para completar o grupo. Vai ser um belo desafio e uma exibição do talento de um dos mais fortes jogadores brasileiros hoje”, afirmou Marcelo Urquiza.

Texto de João Thiago para o Jornal A União

Foto: Arquivo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.