Paraíba recebe moção de aplausos na Conferência Nacional de Cultura
A Paraíba recebeu uma moção de aplausos na Conferência Nacional de Cultura, que aconteceu em Brasília, nessa sexta-feira (8). O motivo foi ter sido o primeiro estado do Brasil a aprovar, em 2023, o plano de execução da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de Fomento à Cultura junto ao Ministério da Cultura (MinC). A moção elogiou especialmente a equipe técnica da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB) pelo trabalho feito.
A moção ressaltou o “diálogo transformador” que o Governo da Paraíba, por meio da Secult-PB, estabeleceu com as trabalhadoras e os trabalhadores da cultura de todas as regionais de cultura do estado e a rapidez e eficiência com que foi elaborado o plano de execução da Pnab na Paraíba. Graças a isso, o estado foi o primeiro do país a receber os recursos federais para os editais em 2024. Também foi lembrado que a Paraíba foi o primeiro estado a pagar os projetos selecionados pela Lei Paulo Gustavo, em 2023.
O secretário de Cultura, Pedro Santos, se mostrou orgulhoso pelo reconhecimento nacional que a Paraíba teve e destacou o planejamento rigoroso que foi feito e seguido pela equipe da Secult-PB na Paulo Gustavo e na Pnab. “Nós sabemos que as trabalhadoras e os trabalhadores de cultura têm urgência. Precisam dos recursos para criar, produzir, transformar. Então nós também temos urgência em cumprir com rapidez todos os procedimentos legais dos editais até a chegada dos recursos à ponta”, disse.
Ele enfatizou mais uma vez a preocupação do Governo da Paraíba, por meio da Secult-PB, em descentralizar e democratizar o acesso ao dinheiro, distribuindo de forma proporcional para cada regional partes de tudo aquilo.