Duas vagas estão em jogo nos cinco confrontos deste sábado para a definição dos últimos semifinalistas; confira as chances de cada time
O Jornal A União traz, na edição deste sábado, matéria especial sobre a última rodada da fase classificatória do Campeonato Paraibano, quando serão conhecidas as quatro equipes que avançarão para as semifinais e, consequentemente, continuarão na briga pelo título da competição. Segundo a matéria, assinada pelo jornalista Fabiano Sousa, na sua última rodada da 1a fase, com os cinco jogos ocorrendo de forma simultânea, a partir das 16h30, duas equipes brigam pela ponta da tabela, (Botafogo e Treze), enquanto outras cinco equipes (Serra Branca, Sousa, Campinense, CSP e Nacional) disputam as últimas duas vagas que restam no G4.
Quando forem iniciados os cinco jogos, Atlético e Botafogo, no Estádio Perpetão, em Cajazeiras; Treze e Campinense, no Estádio Amigão, em Campina Grande; Nacional e CSP, no Estádio José Cavalcanti, em Patos; Sousa e Pombal, no Estádio Marizão, em Sousa, além de São Paulo Cristal e Serra Branca, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, pelo menos sete equipes sabem o que terão de fazer para alcançar os seus respectivos objetivos.
O Jornal A União aponta o cenário que cada clube terá de fazer para buscar a ponta da tabela, bem como alcançar a classificação para as semifinais, ao término da 1a fase de disputa. Atlético Já rebaixado depois de sofrer punição do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB) com a perda de 13 pontos, por ter escalado um jogador irregular durante três partidas, o Trovão apenas cumpre tabela e vai receber o Botafogo no Estádio Perpetão, em Cajazeiras.
Botafogo
Atual vice-líder com 17 pontos, o Botafogo vai tentar retomar a liderança, nesta última rodada. No entanto, terá de vencer o confronto contra o Atlético, em Cajazeiras, e ainda torcer por empate ou derrota do Treze, no “Clássico dos Maiorais”, em Campina Grande.
Campinense
A Raposa ainda tem chances de seguir na competição, mas terá de vencer na rodada e torcer por uma combinação de resultados. Na 5a colocação com 11 pontos, o rubro-negro chegaria aos 14 pontos em caso de vitória sobre o rival Treze. Neste cenário, o clube alcançaria a mesma pontuação do Serra Branca e ultrapassaria o Sousa, isso somente se o Carcará perdesse e se o Sousa empatasse ou perdesse na rodada, aí o rubro-negro ainda teria de tirar a diferença de saldo de cinco gols, um empate do Serra Branca é o suficiente para o clube perder a disputa da vaga. Em outra situação, levando em consideração um empate do Sousa, o Campinense teria de reverter uma desvantagem de sete gols de saldo para seguir na competição.
CSP
O Tigre inicia a rodada com um duelo direto com o Nacional, em Patos. Com chances remotas, o albiceleste só conseguirá avançar se vencer o confronto, e contar com as combinações como derrota do Sousa, derrota ou empate do Campinense e ainda reverter a desvantagem de cinco gols de saldo no critério de desempate com o Dinossauro.
Nacional
O Canário iniciou a disputa com três vitórias, chegou a assumir a liderança durante três rodadas, mas acumulou uma sequência de cinco partidas sem vitórias e com chances mínimas de classificação para a próxima fase. O alviverde terá de vencer o CSP e ainda torcer por uma série de combinações contra mais dois concorrentes, Sousa e Campinense, respectivamente. O clube ocupa a 7a posição com 10 pontos, tem de vencer, torcer por derrota do Sousa, derrota ou empate do Campinense e ainda tirar uma diferença de sete gols de diferença no critério de desempate com o Sousa.
Pombal
Sem chances de seguir na disputa com a 8a colocação, o Pombal conseguiu garantir a sua permanência na elite do futebol estadual para a temporada de 2025. Porém o Carcará pode atrapalhar as pretensões do Sousa quando passar a enfrentar o 4a colocado, no Estádio Marizão, na terra do Vale dos Dinossauros.
Sousa
O Dinossauro chega para disputa da última rodada defendendo a 4a colocação com 13 pontos. Para avançar às semifinais, o clube só precisa vencer o Pombal, no Estádio Marizão, e ainda pode se classificar com o empate, desde que o Campinense não vença o Treze com um placar acima de sete gols e Nacional e CSP empatem, em Patos, havendo vencedor deste confronto, o Sousa só perderia a vaga no critério de saldo de gols, tendo a vantagem de cinco sobre o Tigre e sete sobre o Canário.
Serra Branca
O Carcará do Cariri tem grandes chances de carimbar a classificação. Na 3a colocação com 14 pontos, o clube só precisa empatar com o já rebaixado São Paulo Crystal no Estádio Almeidão, em João Pessoa. O time ainda pode avançar mesmo com uma derrota, mas ainda precisa torcer por empate do Sousa e empate ou derrota do Campinense. Nesse cenário, mesmo se o rubro-negro vencesse, o Serra Branca teria que perder no critério de saldo de gols para ficar sem a vaga.
São Paulo Crystal
O tricolor amargou o rebaixamento para a segunda divisão estadual com apenas quatro pontos somados, em oito jogos disputados e, nesta última rodada, se despede da competição enfrentando o Serra Branca.
Treze
Com a classificação conquistada de forma antecipada, o Treze chega à última rodada da 1a fase para defender a liderança. Com 18 pontos, o Galo confirma a liderança se vencer ou empatar com o Campinense, em Campina Grande, desde que o Botafogo não vença o Atlético, em Cajazeiras.
Terminada a disputa em sua 1a fase, a competição passará a ser disputada em formato de mata -mata com apenas os quatros clubes melhores colocados disputando as semifinais, com os dois primeiros colocados jogando a segunda partida como mandante. Os vencedores da semifinal avançam para a final, que também será disputada em partidas de ida e volta. O clube que tiver feito a melhor campanha de todo o torneio fará o segundo jogo da decisão em casa.
Jornal A União
Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB