Revista de Cinema Paraibano apresenta o documentário “Cósmica”
Desenvolvido em 2022, o documentário ‘Cósmica’ aborda a emergência climática sob a perspectiva de não ser uma responsabilidade apenas dos adultos. A participação das crianças é evocada para a resolução do problema climático do planeta Terra.
A diretora do conteúdo, Ana Bárbara Ramos, é cineasta, produtora, educadora e gestora de projetos especializados na área de cinema e educação. É mestre em Letras, graduada em Comunicação Social pela UFPB, e membra da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e da Redekino – Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual. À frente da Semente – Escola de Educação Audiovisual desde 2014 –, desenvolve ações de impacto social nas áreas de educação, cinema e audiovisual, com práticas educativas em escolas, promoção de cineclubes, mostras, festivais e produção de curtas-metragens colaborativos.
Criado em 2017, o projeto Revista de Cinema Paraibano da TV Câmara JP foi retomado no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Para celebrar a passagem da data, a emissora exibe quatro produções de diretoras paraibanas. Os curtas-metragens ‘O que os machos querem’, da diretora Ana Dinniz, e ‘Ódo Pupa – Lugar de Resistência’, de Carine Fiúza, foram ao ar, respectivamente, na primeira e segunda semanas de março, que já tem previsto para o seu encerramento o filme ‘Velhos tempos’, de Kaylne Almeida.
Na semana de exibição de cada obra, a jornalista Edileide Vilaça entrevista na Rádio Câmara FM (88,7 MHz) o servidor da Casa, Lúcio César, responsável pela curadoria das produções, para uma conversa sobre o filme da semana. A entrevista vai ao ar nos sábados, ao meio dia. Elas farão parte do podcast Acervo 88 e estarão disponíveis nas plataformas de streaming Deezer e Spotify.