Confirmada a morte da Sucuri Vovozona, a maior e mais famosa do mundo, em Bonito, MS.
Uma sucuri de quase sete metros foi encontrada morta às margens do Rio Formoso, em Bonito (MS), no último domingo (24). Segundo o documentarista de vida selvagem Cristian Dimitris, a cobra que faleceu é a mesma que se tornou famosa em um vídeo divulgado pelo biólogo holandês Freek Vonk.
A causa da morte da sucuri está sendo investigada. Dimitris, que denunciou o ocorrido nas redes sociais, confirmou que a cobra era frequentemente filmada, inclusive pelo biólogo mencionado. A identificação foi possível através das manchas únicas no corpo da serpente, que funcionam como uma espécie de impressão digital, conforme explicado por Dimitris, que registra cobras na área há uma década.
A identificação da serpente também foi confirmada pela especialista em sucuris e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Juliana Terra, que acompanhava a cobra há 8 anos em estudos. A cientista comentou que a sucuri era chamada de Ana Julia e símbolo para região de Bonito.
O vídeo abaixo é a reação compartilhada pelo perfil do Biólogo Henrique, que discute a tristeza e a grande perda.
Sucuri Vovozona, confirmada a morte da maior e mais famosa Sucuri do Mundo! Bonito MS#animais #natureza #bio #biologia #biologo #biologa #biologicas #ciência #animal #zoo #zoologia #ecologia #bichos #bicho #vocesabia #curiosidades #explorar #biologohenrique #faunasilvestre… pic.twitter.com/5Z4NCgSyrq
— Biólogo Henrique (@BiologoHenrique) March 26, 2024