Saúde convida municípios para adesão a programa de castração e realiza terceira feira da causa animal
A Gerência da Causa Animal do governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), promove neste sábado (20) mais uma Feira de Educação, Cuidados e Adoção Animal. A terceira edição do evento acontece a partir das 14h, na Praça da Família, localizada à Rua João Evangelista da Silva, no Bairro de Mangabeira VII, em João Pessoa.
A ação integra a programação da Campanha Abril Laranja, realizada durante todo este mês, com o objetivo de sensibilizar e educar o público sobre a importância da adoção responsável, visando reduzir o abandono e o sofrimento animal. Na feira, serão disponibilizados gratuitamente testes rápidos de leishmaniose, vacinação antirrábica e vermifugação para cães e gatos. A população também terá acesso a serviços de saúde, como testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e sífilis; aferição de pressão; e testes de glicemia.
O governo do estado também está convidando os municípios paraibanos a aderirem ao Programa Estadual de Incentivo à Castração e Bem-Estar Animal, destinado a cães e gatos, que foi instituído por intermédio de portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 9 de abril.
A ação visa incentivar os municípios paraibanos na realização do controle populacional de cães e gatos, além da promoção da saúde e bem-estar animal, por meio da esterilização cirúrgica. O investimento total será de R$ 2 milhões do Tesouro Estadual, para repasse aos municípios que fizerem a adesão aos termos da portaria.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Jhony Bezerra, o incentivo aos municípios faz parte do Programa Paraíba Pet, que tem como uma de suas vertentes a castração de cães e gatos e a esterilização cirúrgica. Ele destaca que essa é a forma que o estado tem de assumir o compromisso com a causa animal e auxiliar as administrações municipais a ampliar o número de castrações realizadas em todo o estado.
“A iniciativa da ampliação do controle populacional de cães e gatos, por meio da castração, é uma das mais importantes políticas públicas voltadas à causa animal. Com essa ação, o governo da Paraíba corrobora com a diminuição de casos de abandono e de proliferação de doenças. O incentivo financeiro será uma forma de cofinanciamento que ajudará os municípios a ampliar a capacidade de custeio de ações de castração de forma pontual”, explica o secretário.
Para o município ser contemplado por essas ações, é preciso que tenha o serviço ativo e que faça a adesão à portaria, preenchendo todos os termos enviados pela Gerência Operacional das Políticas da Causa Animal, junto com a documentação.
A gerente operacional das Políticas da Causa Animal, Fabíola Rezende, acrescenta que é preciso apresentar contratos ou convênios com a rede própria do município por meio do centro de zoonoses, clínicas e hospitais veterinários, ou castramóvel. “As modalidades são tanto para ampliação municipal quanto para intermunicipal. Por exemplo, se um município tiver um projeto que abarque outra cidade vizinha, pode receber ainda mais recursos comprovando que vai realizar castrações em outras cidades que não possuem esse tipo de serviço”, completa Fabíola.
Além desse incentivo aos municípios que já realizam castração e resgate de animais de rua, o governo do estado vem promovendo durante todo o mês de abril uma série de atividades – palestras, feiras de adoção e serviços voltados à saúde animal – alusivas à Campanha Abril Laranja, dedicada à conscientização e prevenção da crueldade contra animais.
Após a realização da III Feira de Educação, Cuidados e Adoção Animal neste sábado (20) em Mangabeira VII, a quarta edição do evento está programada pela Gerência da Causa Animal para o próximo dia 26, no Bairro do Bessa, também na capital paraibana.
O Paraíba Pet é um programa com o objetivo de promover os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de formar uma sociedade mais responsável em relação aos cuidados e proteção, além de garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco na castração, nas ações de educação em saúde, na vacinação (disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde – SUS) e no tratamento de doenças.