Rede Municipal de Ensino de JP é destaque no maior evento de inovação e tecnologia do Nordeste
A robótica aplicada nas salas de aula das escolas Municipais de João Pessoa recebeu destaque no NEon, o maior evento de empreendedorismo, inovação e tecnologia do Nordeste. Na ocasião, duas alunas da Escola Ativa Integral Augusto dos Anjos conquistaram o 2º lugar na modalidade OnStage, de dança com robô.
As jovens premiadas foram as alunas Nicolly Benedita e Anna Julya Araújo, que compõem a equipe Anjos. Em 2023, as duas apresentaram o robô Zeus, desenvolvido por elas sob a supervisão da professora Thayná de Sousa Simões, ao país inteiro na Competição Brasileira de Robótica (CBR).
No OnStage, Nicolly explicou que Zeus foi construído a partir de placas de desenvolvimento Arduíno, LEGO, componentes eletrônicos e materiais recicláveis. Em seguida, Anna Julya, vestida de Mulher Maravilha, demonstrou a dança com o robô. “Estou muito feliz. É uma experiência muito boa e diferente. Uma experiência que não dá para explicar de tamanha felicidade que eu estou tendo em estar participando. Estou me sentindo honrada”, disse Nicolly.
De acordo com Anna Julya, anos atrás, elas não imaginavam que o alcance do projeto seria tão impressionante. “A gente ficou bem nervosa quando fomos convidadas, pensando: ai meu Deus, o que será que eu vou fazer lá? O que será que vai acontecer? Mas está tudo maravilhoso”, contou.
Realizado pelo Sebrae, a segunda edição do NEon aconteceu em João Pessoa nos últimos dias 6 e 7 de junho. O objetivo do evento é oferecer uma experiência impulsionadora para empresas e profissionais de todo Brasil, com oportunidades únicas para quem quer estar à frente das transformações necessárias para um futuro sustentável. Além de uma série de startups expositoras, o NEon contou com palestras de líderes e especialistas, como o ator, apresentador e cineasta Lázaro Ramos, e o CEO do Grupo Arezzo, Rony Meisler.
Segundo a secretária de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), América Castro, o destaque da Rede de Ensino do Município no evento é o “resultado de um grande trabalho realizado em equipe. A gente fica muito feliz quando é convidado e vê os nossos alunos se apresentando num evento onde vários municípios estão. Então, a gente faz uma reflexão e observa que estamos no caminho certo.” Ainda, América contou que os próximos passos envolvem fortalecer esse trabalho através do estímulo à participação de mais alunos em eventos do tipo, e em competições municipais, estaduais e nacionais.