+
Cidade

Em alusão ao Dia Mundial dos Oceanos, voluntários ajudam a limpar o Busto de Tamandaré

Em alusão ao Dia Mundial dos Oceanos, celebrado neste sábado (8), um grupo de voluntários se uniu aos integrantes do programa “Amigos da Praia” para recolher o lixo descartado de forma irregular na faixa de areia próxima ao Busto de Tamandaré, tanto no sentido do Cabo Branco quanto de Tambaú. O evento foi aberto pelo grupo de percussão Baticumlata, da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), e também marcou o encerramento das atividades referentes à Semana do Meio Ambiente.

A diretora de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos e de Educação Ambiental da Emlur, Kênia Chaves, se pronunciou para lembrar a população que o descarte de embalagens de comida e bebida na areia prejudica a fauna e flora do litoral. “É preciso cuidar das áreas de preservação permanente e da vida marinha. A Emlur realiza limpeza diária na faixa de areia. Mas materiais jogados na areia ainda assim podem ser levados pela água do mar, prejudicando o ecossistema”, ela afirmou.

A fala da diretora foi reiterada pelo secretário executivo de Meio Ambiente, Djalma Pereira, segundo o qual a população precisa colaborar com o trabalho de limpeza da Emlur. “O poder público sozinho não consegue, contamos com as pessoas. Nos preocupamos com a área de restinga e com o descarte adequado dos resíduos. Para isto, fazemos capacitação com os comerciantes do local”, disse ele. Ainda segundo o gestor, o trabalho de conscientização se estende para além da Orla, e alcança escolas, comunidades e eventos da sociedade civil.

O programa Amigos da Praia é resultado de uma parceria entre a Emlur e a Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Hoje, a catação contou com o apoio de organizações sociais que defendem o meio ambiente, como os voluntários da Ação Mar Azul, da empresa Ryfe Caiaques. Uma das participantes, Eliana Lucena, contou que o projeto surgiu a partir da responsabilidade social da organização. “Trabalhamos com passeios de caiaque e, como amantes do mar, temos a obrigação de cuidar e preservar o meio ambiente. Desta forma, fazemos ações de limpeza nas praias e rios com o apoio de clientes e amigos”, ela explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.