Alerta de chuva para João Pessoa e outros 90 municípios paraibanos
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, ontem, um alerta laranja com previsão de chuvas internas e ventos fortes que devem atingir João Pessoa e outros 34 municípios paraibanos e um alerta amarelo de perigo potencial de acumulado de chuva para outros 56 municípios. Ambos se estendem até 23h59 de amanhã.
Com relação ao alerta laranja, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia. Há ainda riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Já o alerta amarelo tem previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
Para os dois casos de alerta, a recomendação é que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo, observem alterações nas encostas e evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Caso identifique qualquer anormalidade ou situação de risco, deve-se sair imediatamente do local e entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. As ligações são gratuitas.
Já a Energisa, concessionária de energia na Paraíba, reforça os cuidados que a população deve ter para evitar acidentes elétricos e prejuízos com aparelhos domésticos. Os cuidados incluem tirar os aparelhos da tomada durante chuvas fortes com raios, evitar qualquer tipo de contato com objeto que possua estrutura metálica e objetos longilíneos ou com ponta, em áreas externas. Caso se depare com algum cabo caído ao chão ou qualquer outra emergência com a rede elétrica, a recomendação é se afastar e entrar em contato imediatamente com a empresa, por um dos canais de atendimento: Call Center (0800 083 0196), aplicativo Energisa ON ou Atendente Virtual (gisa.energisa.com.br)
Precipitações
Segundo a Agência Nacional Executiva da Gestão das Águas (Aesa), até ontem, os 10 municípios/postos que mais tiveram precipitação foram Belém do Brejo do Cruz (36 mm), Cacimba de Dentro (30 mm), Bananeiras (30 mm), Solânea (29,1 mm), Duas Estradas (27,2 mm), Areia (26,5 mm), Araruna (25 mm), Dona Inês (24 mm), Emas (24 mm) e Remígio (23,6 mm).
Texto de Lílian Viana para o Jornal A União deste sábado
Foto: Reprodução