+
GeraisNotícias urgentes

Hospitais de Trauma de João Pessoa e CG tiveram plantões movimentados no feriadão; acidentes de motos lideraram em Campina

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo do Estado em João Pessoa, realizou, durante o feriado de São João, 899 atendimentos, e o Trauma de Campina Grande, 684, a maioria vítima de acidentes de moto.
Em João Pessoa
Do total em João Pessoa, 284 foram considerados casos graves ou gravíssimos. Nesse período, a unidade registrou 26 casos de queimaduras, uma redução de 32% em relação ao ano de 2023, quando foram registradas 38 ocorrências envolvendo queimados. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da 0h de sexta-feira (21) até as 23h59 dessa segunda-feira (24).

Durante o feriado, as ocorrências envolvendo quedas lideraram as entradas da emergência, com 180 casos, seguidas por acidentes de moto (97) e corpo estranho (80). Outros casos registrados na unidade de saúde foram trauma (45), agressão física (17), atropelamento (10), acidente de automóvel (oito), acidente de bicicleta (cinco), arma branca (quatro), arma de fogo (três) e choque (um). Os casos clínicos em destaque foram Acidente Vascular Cerebral (38) e Acidente Vascular (nove).

Os casos de queimaduras foram causados por fogos de artifício (sete), sendo quatro crianças, por contato com objeto em alta temperatura (seis), por fogo (seis), líquido em alta temperatura (seis), e outros (um).

Em Campina Grande

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, unidade da rede estadual em Campina Grande, realizou 684 atendimentos durante o feriado de São João. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora do sábado (22) até as 23h59 dessa segunda-feira (24). Nesses dias, foram realizadas 76 cirurgias.

De acordo com o levantamento da unidade de saúde, do total de atendimentos, 94 foram vítimas de acidentes de moto. Outros casos de emergência registrados na unidade de saúde foram agressão física (12), arma branca (dois), vítimas de acidentes de carro (nove), atropelamento (três), acidente de bicicleta (oito), AVC (17) e queimaduras (15). Os demais atendimentos médicos foram na clínica médica e na pediatria.
Na Unidade de Queimados do Trauma-CG foram atendidas 15 pessoas vítimas de queimaduras provocadas por fogos de artifício e líquidos quentes no feriadão do São João, sendo sete crianças e um adolescente e sete adultos. Apresentando assim um aumento de 50% nos atendimentos em relação a 2023.

Já no mesmo período do ano passado, foram atendidas 10 pessoas vítimas de queimaduras provocadas por motivos juninos, sendo cinco crianças e cinco adultos.

O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande é referência para alta complexidade em Traumatologia e Ortopedia para 203 municípios da Paraíba, o que abrange uma população de 2 milhões de pessoas, e agora conta com os serviços de hemodinâmica.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.