Guarda Civil Metropolitana participa de oficina do Ministério da Justiça e Fiocruz
A Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa participa, nesta quarta-feira (10), da ‘Oficina de Mapeamento das Práticas Promissoras de Abordagem das Guardas Municipais’. O curso será no auditório executivo do Centro Universitário Uniesp, na BR-230, a partir das 9h. Serão 20 agentes de segurança da Capital participando do processo de formação para profissionais que atuam diretamente com a população mais vulnerável, especialmente pessoas em situação de rua que têm questões associadas ao uso de álcool e outras drogas.
A oficina será promovida pelas Secretarias Nacionais de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) e de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa (Semusb).
“João Pessoa foi uma das escolhidas, entre algumas cidades do Brasil, para ser contemplada com essa oficina e nós aceitamos de pronto essa parceria. Os guardas que irão participar foram escolhidos por estarem atuando no dia a dia diretamente com essas pessoas que estão em situação de rua. Capacitações como essa são muito importantes porque ampliam o conhecimento dos nossos profissionais e o pessoal do Ministério da Justiça vem com uma bagagem muito grande para replicar essas boas práticas”, enfatizou o secretário de Segurança Urbana e Cidadania da Capital, Dudu Soares.
Será um momento de escuta dos profissionais da Guarda Municipal e de servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que servirá para mapear práticas promissoras para a construção de um protocolo de abordagem voltado às populações vulnerabilizadas, com foco nas pessoas com demandas relacionadas ao uso de substâncias.
O objetivo é promover políticas públicas voltadas à atenção e ao acolhimento da população em situação de rua no contexto das políticas sobre drogas. O ciclo de 10 oficinas está acontecendo em diferentes estados para a construção do curso das guardas municipais. A primeira oficina foi em Niterói, seguido por Natal e agora João Pessoa. A programação seguirá para Aparecida de Goiânia, Foz do Iguaçu, Campo Grande, Contagem, Manaus, Belém e Petrolina.
O programa do curso prevê atividades presenciais e on-line, com a meta de formação de 90 mil agentes de segurança em todo o Brasil.
Confira a programação completa:
9h – Mesa de Abertura: apresentação e boas-vindas;
9h30 – Apresentação do Projeto GENTE – No centro da política sobre drogas e GENTE – Escutando Ruas;
10h – Acolhimento, dinâmica de aquecimento para a atividade e apresentação dos participantes;
11h – Apresentação dos objetivos e das metodologias da Oficina Alinhamento
12h – Almoço
13h30 – Apresentação da questão geral: Grupo Grande / Preparação para as questões específicas e Mapeamento das impressões dos GM;
14h – 1ª Rodada dos grupos nas mesas com as questões específicas: Discussão em grupos;
14:30 – 2ª Rodada dos grupos nas mesas com as questões específicas: Discussão em grupos;
15h – 3ª Rodada dos grupos nas mesas com as questões específicas: Discussão em grupos;
15h30 – Intervalo;
16h – Debate sobre a construção da intersetorialidade: Grupo Grande / Mapear estratégias de construção de intersetorialidade, entre Guardas Municipais, SUS e SUAS;
16h20 – Plenária Final: apresentação dos pontos discutidos em cada mesa, sobre cada tema, para validação geral do grupo;
16h30 – Mapeamento de indicações para as entrevistas posteriores (Metodologia Bola de Neve): Solicitação de novos interlocutores para entrevistas posteriores.