TRE-PB fará evento em que será celebrado o “Pacto contra a desinformação”
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba promoverá no próximo dia 19 de julho um evento para discussão de vários assuntos relacionados às eleições deste ano, especialmente em torno do uso da inteligência artificial em campanhas. O evento, intitulado “Planejamento e gestão democrática das eleições 2024: cidadania e acolhimento”, será dirigido aos membros do TRE-PB, à Procuradoria Regional Eleitoral, juízes e promotores eleitorais, além de servidores da Defensoria Pública da União e da Estadual, Polícia Federal, partidos políticos, OAB e imprensa.
Na ocasião, será celebrado o “Pacto contra a desinformação” pelos representantes das entidades e órgãos participantes. O evento, que terá início às 9h na Sala de Sessões do TRE, será dirigido pela presidente do tribunal, desembargadora Agamenilde Dias. A primeira palestra será do desembargador Diogo Rais Moreira, do TRE de São Paulo, sobre “Direito Eleitoral Digital – desafios e oportunidades no contexto da Inteligência Artificial”. Na sequência, será realizada uma mesa redonda, com mediação do secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PB, José Vinícius Veloso Alves, abordando o tema: “Verdade em Debate: Desvendando Deepfakes Eleitorais”, com a participação do coordenador do Gabinete de Segurança Institucional das Eleições de 2024 do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Paulo Tamburini, e do delegado da Polícia Federal e chefe do Serviço de Inteligência Policial da Superintendência da Paraíba, Victor Arruda de Oliveira.
Ainda na mesa redonda, os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Alisson Vasconcelos de Brito e Leonardo Wanderley Lopes apresentarão a ferramenta de apoio à detecção de deepfakes em áudios. As palestras e debates serão transmitidos pelo canal oficial do TRE-PB no YouTube (https://www.youtube.com/@TREPBoficial).
O evento, segundo nota do tribunal, “visa estabelecer um compromisso em prol da democracia, por meio do combate à desinformação, com o envolvimento de diversos partícipes do processo eleitoral em andamento, avançando a discussão sobre o que se configura gestão e governança democrática, e quais desafios e oportunidades se colocam no contexto das eleições municipais 2024”.