GeraisÚltimas notícias

Protestos contra Maduro se espalham pelo país e deixam pelo menos sete mortos e 46 detidos na Venezuela

 A Venezuela vive um clima de terror após a questionada vitória do ditador Nicolás Maduro. Vários protestos se espalharam pelo país após Maduro se declarar eleito com mais de 51% dos votos. A oposição questiona o resultado, diante da falta de transparência na contagem dos votos, assim como vários países. O Brasil cobrou as atas de cada local de votação antes de se pronunciar, oficialmente, sobre a eleição naquele país. Até agora, pelo menos sete pessoas morreram nos protestos, segundo informou o Jornal El Mundo. Além disso, 46 foram detidas, segundo informações da ONG Foro Penal.

Há também relatos de possíveis outras mortes, como a de um adolescente de 15 anos em San Francisco, no estado de Zulia, e a de um estudante de 30 anos em Maracay, no norte do país. Uum jornalista foi ferido na perna, segundo o site Efecto Cocuyo.

Segundo matéria da Folha de S. Paulo, as manifestações foram registradas em várias regiões da capital, e a Guarda Nacional militarizada dispersou várias delas com gás lacrimogêneo e tiros de bala de borracha. Também foram ouvidos disparos em alguns bairros, e dois manifestantes derrubaram um enorme painel publicitário com o rosto de Maduro.

Esse pode ser o início de mais uma longa jornada de manifestações no país, que vive múltiplas crises há mais de uma década. Liderados por María Corina Machado, os críticos ao regime denunciam uma fraude no pleito de domingo (28) e afirmam que a votação deu vitória para Edmundo González, candidato que entrou no lugar da líder opositora, inabilitada politicamente.

 

 

Foto: RS via Fotos Públicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.