+
GeraisÚltimas notícias

Hospital Municipal Santa Isabel segue com mutirões de vasectomia nos finais de semana

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) realizou no final de semana mais 11 cirurgias de vasectomia, beneficiando pacientes que se encontravam na fila de espera pelo procedimento. Este ano mais de 80 procedimentos foram realizados em mutirões, além dos que são feitos de rotina, totalizando 168 cirurgias de vasectomia até agora.

Método contraceptivo seguro e ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a cirurgia de vasectomia faz parte do serviço em saúde do homem disponibilizado pelo Santa Isabel. É um procedimento cirúrgico simples, seguro e rápido.

Na unidade hospitalar, o procedimento é realizado pelo Serviço de Urologia, que é coordenado pelo médico urologista Rafael Rebouças. O profissional explica que para ter acesso à cirurgia de vasectomia, o interessado pode procurar diretamente o Hospital Santa Isabel ou se dirigir a uma Unidade de Saúde da Família (USF), que vai agendar a consulta com um urologista no hospital.

“Na consulta, o especialista explica todo o procedimento e encaminha o usuário a uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos e assistente social, dando entrada nos trâmites para a realização da cirurgia”, informa o médico.

Vantagens – A cirurgia de vasectomia tem diversas vantagens para o homem e sua parceira. Além de representar a responsabilização também do homem na anticoncepção e no planejamento reprodutivo, o procedimento é de rápida realização e de recuperação mais simples do que, por exemplo, a laqueadura nas mulheres.

A cirurgia dura cerca de 30 minutos e conta com anestesia local e o paciente não precisa ficar internado, tem alta no mesmo dia.

Dados do Ministério da Saúde apontam, entre as vantagens da vasectomia, a diminuição no uso de contraceptivos que prejudicam a saúde das mulheres, é um método seguro para evitar a gravidez, não afeta o desempenho sexual e é um procedimento ambulatorial de risco menor que a laqueadura nas mulheres.

Além das cirurgias de vasectomia, o Serviço de Urologia do HMSI realiza procedimentos de grande porte e supermodernos. “Temos diversas cirurgias de grande porte, que são feitas com técnicas minimamente invasiva, que permitem que os pacientes tratem patologias complexas, mas que permaneçam poucos dias no hospital e se recuperem mais rápido. E são cirurgias super modernas e que já são realizadas rotineiramente no nosso serviço”, informa o médico urologista Rafael Rebouças.

Foto- Arquivo/Secom-JP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.