Programação pelos 12 anos do Equilíbrio do Ser aborda diferentes temas a cada dia
O Centro de Práticas Integrativas em Saúde (CPICS) Equilíbrio do Ser, localizado no bairro do Bancários, iniciou nesta segunda-feira (2) a programação comemorativa pelo aniversário de 12 anos de sua inauguração. A ‘Semana do Equilíbrio’ aborda a cada dia uma temática diferente e se encerra na sexta-feira (6) com várias atividades culturais e artísticas. O evento é aberto ao público em geral, respeitando a capacidade de cada uma das atividades.
O serviço, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS), representa o maior equipamento público de práticas integrativas do Brasil. “É um orgulho para nossa cidade ter um espaço de autocuidado como esse, trabalhando de forma humanizada com equipe qualificada, onde as pessoas se sentem bem acolhidas. O Equilíbrio do Ser representa muito para a saúde das pessoas e, esta semana, completamos 12 anos com uma programação vasta e especial voltada aos nossos usuários e à população em geral, onde cada dia teremos uma temática específica desse ser em equilíbrio com a energia, a natureza, o corpo e a mente”, explicou o diretor-geral do Equilíbrio do Ser, João Morais Segundo.
Programação – Nesta segunda-feira (2), a programação de aniversário do Equilíbrio do Ser foi voltada às práticas energéticas como reiki, terapia de florais, atendimento com cristais, reprogramação de traumas, constelação familiar, resgate da autoestima e bioenergética. Nesta terça-feira (3), serão ofertadas ao público práticas naturais, a exemplo da massoterapia com pedras quentes e oficinas de aromaterapia, fitoterapia e plantas medicinais.
Já na quarta-feira (4), as atividades estarão voltadas às práticas mentais e corporais, como meditação, yoga, tai chi chuan, movimento terapêutico e dançaterapia. No penúltimo dia da programação, quinta-feira (5), os participantes contarão com boas práticas alimentares e um delicioso café da manhã integrativo, terapia comunitária, círculo terapêutico de mulheres e o uso de alimentos para a saúde mental.
O encerramento será na sexta-feira (6), onde os participantes poderão contemplar práticas artísticas e culturais através de uma exposição de arte, dança circular na praça e um sarau terapêutico com muita música, poesia e expressão.
Serviço – Inaugurado em 2012, o CPICS Equilíbrio do Ser está localizado no bairro do Bancários e oferece aos usuários práticas integrativas como tai chi chuan, reiki, auriculoterapia, ventosaterapia, constelação familiar, shiatsu, terapia comunitária integrativa, resgate da autoestima, floral, meditação, fitoterapia, permacultura, dança do ser, arteterapia, movimento terapêutico e gestão emocional.
Para ter acesso ao serviço, o cidadão pode procurar diretamente o local. Para se cadastrar, é preciso apresentar documentos de identificação (RG e CPF), Cartão SUS e comprovante de residência em João Pessoa. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O telefone para contato é o 3213-7634.
Confira a programação comemorativa da Semana do Equilíbrio:
Terça-feira (03) – O ser e a natureza
Manhã: Oficina de plantas medicinais; atendimento em massoterapia com pedras quentes
10h: Oficina de aromaterapia (consultores DoTerra)
Tarde: Oficina de Plantas Medicinais; Atendimento em Massoterapia com Pedras Quentes
13h30: Resgate da autoestima
15h: Oficina de Fitoterapia: formulações caseiras com plantas medicinais para afecções da pele
Quarta-feira (04) – O ser, a mente e o corpo
8h: Tai Chi Chuan
9h: Meditação
10h: Yoga
13h30: Movimento Terapêutico
15h: Yoga na Praça
16h: Dançaterapia na Praça
Quinta-feira (05) – O ser, a comida e a comunidade
Manhã: Tenda da agricultura familiar abordando a comida de verdade – alimentos agroecológicos
8h: Café da manhã integrativo
9h: Terapia Comunitária
13h30: Círculo Terapêutico de Mulheres
15h: Nutrição integrativa: uso dos alimentos para a Saúde Mental
Sexta-feira (06) – O ser, a cultura e a arte
Manhã: Exposição de Arte
9h: Contando Nossa História: o Equilíbrio do Ser é um presente!
Tarde: Sarau Terapêutico: música, poesia, expressão
16h: Dança Circular na Praça (encerramento)
Fotos: Caio Tomé