Candidatos da oposição a prefeito de João Pessoa pedem tropas federais
Pedido de tropas federais para as eleições de João Pessoa. Esse foi o anúncio feito pelos candidatos da oposição a prefeito da capital – Luciano Cartaxo (PT), Marcelo Queiroga (PL) e Ruy Carneiro (Podemos) -, em entrevista coletiva concedida à imprensa na manhã desta quarta-feira.
Segundo os candidatos, a recente operação Território Livre, da Polícia Federal, contra aliciamento de eleitores é motivo suficiente para a presença de tropas federais. Eles cobraram “lisura no pleito” em nome da equidade eleitoral. O pedido será protocolado ainda hoje (11) no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, segundo Ruy Carneiro.
“Eestamos aqui para defender eleições limpas. Nosso objetivo é garantir que o eleitor pessoense tenha o direito de exercer seu voto sem intimidações”, disse Luciano Cartaxo.
A Polícia Federal deflagrou na terça-feira 10/9, a Operação Território Livre, com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão, objetivando combater os crimes de aliciamento violento de eleitores e organização criminosa em João Pessoa. A operação cumpriu mandados de busca e apreensão no bairro São José e na casa da vereadora e candidata a reeleição Raíssa Lacerda (PSB).
Até agora o TRE-PB aprovou tropas federais em municípios com problemas de segurança pública, como nos casos dos municípios de Cabedelo e Bayeux, e apenas um por motivos de acirramento político, como Fagundes.