Semob-JP realiza seminário para debater estudos de redução de mortalidade no trânsito
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai realizar, nesta terça-feira (24), às 9h, o II Seminário do Comitê de Estudos e Monitoramento de Acidentes de Trânsito (Cemat). O seminário vai acontecer na sala de Convenções 01 da Estação Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano Cabo Branco e contará com a participação de diversos órgãos das forças de segurança, mobilidade e de saúde. O evento está inserido na programação da edição municipal da Semana Nacional de Trânsito.
De acordo com o superintendente da mobilidade urbana de João Pessoa e presidente do Cemat, Expedito Leite Filho, o propósito é conversar, planejar e atuar buscando a redução da mortalidade no trânsito, por meio de mesas redondas e palestras. “A integração de todos os órgãos é que vai resultar em salvar vidas no trânsito, alinhando nossas atividades no âmbito municipal, estadual e federal. Estamos também celebrando os dois anos de criação do Comitê”, ressaltou.
Programação do seminário – No primeiro momento serão debatidos a atuação do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) para reduzir a mortalidade no trânsito no estado da Paraíba e os desafios para alcançar a meta do Plano Nacional de redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). Na ocasião, será realizada a palestra diretor-superintendente Detran-PB, Isaías José Dantas Gualberto.
Em seguida será tratada a atuação da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina-PR (CMTU) para reduzir a mortalidade no trânsito em âmbito municipal e os desafios para alcançar a meta do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. A palestra será ministrada pelo presidente CMTU Londrina, Gentil Franco de Almeida Neto e a formação da primeira mesa redonda com representantes da Semob-JP, Polícia Rodoviária Federal (PRF-PB), Detran-PB, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Estado da Paraiba (BPTran-PB), CMTU de Londrina, mediado pelo diretor de operações da Semob-JP, Sanderson Cesário.
No segundo momento, será debatida a atuação no atendimento às vítimas de sinistros de trânsito com o tema: Qual a percentual de sinistro de trânsito dentro do Hospital de Trauma e quais são os principais desafios nos atendimentos a essas vítimas? Com palestra do médico ortopedia e traumatologia, Matheus Marinho Enomoto, do Hospital de Trauma. A formação da segunda mesa redonda será com os órgãos de saúde: Samu, Instituto de Polícia Científica (IPC), Bombeiros, Secretária da Saúde do Estado (Programa Vida no Trânsito), mediado também pelo diretor de operações da Semob-JP, Sanderson Cesário.
Programação da Semana Nacional de Trânsito – No sábado (21), foi realizado o Curso Básico de Pilotagem Segura com o objetivo de aprimorar as habilidades dos condutores para reduzir os riscos de envolvimento em sinistros no trânsito. A capacitação aconteceu na sede da Semob-JP. Nesta segunda-feira (23), foi realizada uma ação itinerante nas escolas com abordagens e conscientizações. E para fechar a programação nesta quarta-feira (25), às 15h, um comando educativo será realizado na Avenida Epitácio Pessoa na esquina da Rua Vandick Filgueiras.
Foto: Semob-JP