Eleição em CG: Bruno continua na frente, mas Dr. Jhony diminui a diferença, aponta pesquisa Real Time Big Data
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), candidato à reeleição, e Dr. Jhony, candidato do PSB ao cargo, estão tecnicamente empatados. No entanto, Bruno continua na frente, com 48% dos votos, e Dr. Jhony aparece com 42%. É o que aponta pesquisa do instituto Real Time Big Data sobre as intenções de voto dos campinenses, divulgada nesta terça-feira (22) no portal da Record, o R7.
O cientista político Bruno Soller, entrevistado pela Record, considera que essa eleição em Campina Grande é “bastante dura”. Ele analisa que, num primeiro momento, Dr. Jhony estava mais distante do prefeito, em termos de preferência do eleitorado, porque o candidato do PSB ainda não tinha muito conhecimento do eleitorado daquele município. “Mas quando a campanha foi se desenvolvendo, [com o aumento de] as pessoas que não gostavam do governo de Bruno Cunha Lima, o Dr. Jhony foi crescendo, conseguiu forçar um segundo turno, e agora, com o apoio de alguns dos candidatos que estavam na disputa, no primeiro turno, e que neste segundo turno também desejam uma mudança de comando na prefeitura, Dr. Jhony cresceu nas intenções de voto e diminuiu a diferença que tem em relação ao atual prefeito”. E conclui: “Dr. Jhony é uma ameaça real ao atual prefeito”.
Confira resultado da pesquisa estimulada:
- Bruno Cunha Lima (União Brasil): 48%
- Dr. Jhony (PSB): 42%
- Nulo/Branco: 6%
- NS/NR: 4%
Considerando os votos válidos (quando são excluídos os brancos e nulos), Bruno Cunha Lima tem 53%, e Dr. Jhony, 47%.
Dados técnicos
O levantamento foi realizado com 1.000 entrevistados, entre os dias 19 e 21 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número PB-03761/2024, tem um nível de confiança de 95%.