Harvard oferece programa de bolsas de R$ 500 mil para jornalistas
Iniciativa é voltada a profissionais com pelo menos cinco anos de experiência; inscrições vão até 1º de dezembro
Jornalistas brasileiros podem se candidatar para uma bolsa de estudos na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. A iniciativa é uma parceria da Nieman Foundation for Journalism e do Berkman Klein Center for Internet & Society para promover a inovação no jornalismo de negócios e tecnologia.
A bolsa é referente ao ano acadêmico de 2025-2026. Os candidatos devem apresentar propostas voltadas à transformação digital do jornalismo.
As inscrições devem conter currículo, dois ensaios, um resumo do plano de estudo, portfólio e três cartas de recomendação escritas em inglês. É possível se candidatar até o dia 1º de dezembro por meio deste deste link.
Desde 1938, o programa já concedeu bolsas para mais de 1.500 jornalistas de quase cem países. Anualmente, a organização concede bolsas pagas a até 12 jornalistas de fora dos EUA. Os candidatos devem saber falar, ler e escrever em inglês com fluência.
Se aprovados, os bolsistas recebem 85 mil dólares (cerca de R$ 500 mil) pagos ao longo de um período de nove meses para cobrir os custos de vida. Os resultados serão divulgados em maio de 2025.
A organização também fornece um suplemento de seguro saúde e um subsídio para creche voltado a crianças de 12 anos ou menos.
Folha/UOL