CulturaCultura/Lazer

Programa Espaço Cultural tem “esquenta” do show do Dia do Forró e Dia do Samba

Oprograma Espaço Cultural desta quinta-feira, 19, vai ser um “esquenta” do show do Dia do Forró e Dia do Samba. O programa terá músicas das atrações desse show: Helayne Cristini e a banda Forró Caçuá. Com transmissão pela Rádio Tabajara FM (105,5), das 22h até a meia-noite, a edição e apresentação são do jornalista e radialista Jãmarrí Nogueira. O Espaço Cultural também tem transmissão pelo site da rádio Tabajara (https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/).

Dois dos gêneros mais representativos da cultura popular brasileira vão tomar conta da Praça do Povo do Espaço Cultural neste sábado (21), quando artistas paraibanos se reunirão para celebrar o Dia do Samba e o Dia do Forró. Os shows ocorrem a partir das 19h, com DJ Claudinha Summer, a cantora Helayne Cristini e Forró Caçuá. A entrada é gratuita e antes das apresentações musicais, o público pode visitar a Feirinha Cultural, com gastronomia, variedades, artesanato e brechó, a partir das 17h.

O evento conta, ainda, com a participação das duplas de dançarinos Soneca e Hercília; Helyne e Alexandre; Leonardo Aires e Ivana Serrão; Scheylla e Leneeton. Quem abre os trabalhos é a DJ Claudinha Summer.

Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o samba é comemorado no dia 2 de dezembro e será homenageado na voz de Helayne Cristini, cantora, premiada duas vezes no Festival de Marchinha e Músicas Carnavalescas da Paraíba. Em 13 de dezembro, o Brasil comemora o Dia do Forró, data que exalta um dos gêneros musicais mais emblemáticos do país e homenageia o nascimento de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”. No evento organizado pela Funesc a função de homenagear esse gênero considerado Patrimônio Cultural Imaterial cabe à banda Forró Caçuá.

Helayne e Caçuá – No decorrer de sua carreira, Helayne Cristini vem participando de shows de samba, forró e frevo. Já marcou presença na abertura do Folia de Rua e blocos carnavalescos na Paraíba. Em 2021 lançou seu EP intitulado ‘O mar da Praia da Penha’ em parceria com Didier Guigue. No mesmo ano, participou do Festival Pretitudes em comemoração ao Dia da Consciência Negra, realizado pela Funesc e, desde 2021, está em temporada com a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste.

Já o Forró Caçuá foi criado em 2002 pelos irmãos Batista Moreno (zabumba e vocal) Zé Moreno (guitarra e vocal), e tem mais quatro músicos de apoio Zé Hilton (baixo) e Valdemir júnior (bateria), Nêgo do Acordeon (sanfona) e Everton Moreno (triângulo). A proposta da banda é a valorização da cultura nordestina com pitadas contemporâneas sem perder a essência do puro forró. Os músicos já tocaram com Pinto do Acordeon e Manoel Serafim.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.