Forças de Segurança realizam Operação Verão em Cabedelo
Intensificar as ações de fiscalização através de ações integradas com outros órgãos para garantir um verão seguro e tranquilo para moradores e turistas. Foi pensando nisso que a Prefeitura de Cabedelo e a Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba realizaram, nesta quinta-feira (9), uma ação excepcional da Operação Verão 2025 na cidade portuária.
A iniciativa contou com os efetivos das Guarda Municipal de Cabedelo e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Defesa Civil, SAMU, além da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Departamento de Estradas e Rodagens (DER).
Durante a ação, o efetivo saiu do Pórtico de entrada do bairro de Intermares e percorreu toda a orla, em direção ao Dique de Cabedelo.
Na cidade portuária, as ações conjuntas da Operação Verão focam no manejamento de pessoal, operações de prevenção, fiscalização e educação e ocupação de mais espaço.
Além dessas, também estão sendo realizadas a intensificação do patrulhamento na orla, a instalação de pontos fixos na área e a realização de ações de patrulhamento e policiamento na rodovia.
“Nos últimos anos, nossa Cabedelo se tornou a Capital do Verão Brasileiro, e nós sabemos que a população praticamente dobra neste período, então, nada mais justo que termos essa atenção especial das forças de segurança do Estado, incluindo a nossa Guarda Metropolitana, a Semob e a Defesa Civil, envolvidas em operações integradas!”, destacou o prefeito André Coutinho.
“Esse trabalho acontece em prol da garantia de segurança para os munícipes e também para os turistas que estão nos visitando. Só temos que agradecer por essa parceria que faz com que o trabalho não pare, pelo nosso bem estar e pelo fortalecimento do turismo para que Cabedelo continue crescendo”, disse André Coutinho.
A Operação Verão foi lançada em dezembro do ano passado e segue até o período de Carnaval, empenhando todas as forças de segurança municipal e estadual, com uso de equipamentos como carros, motos, triciclos, bicicletas, botes, jet skis e helicópteros. As ações também contam com o uso estratégico das duas aeronaves do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da pasta, em operações policiais e resgates aeromédicos.
As atuações priorizam ações integradas e simultâneas, envolvendo diversos órgãos de fiscalização e segurança.
“Nós agradecemos a oportunidade de participar destas ações institucionais, cientes que somos da importância que tem o município de Cabedelo e o seu crescente turismo para o nosso Estado. Além disso, essa é uma área coirmã de João Pessoa, são municípios limítrofes, onde a população circula de lá para cá, e também do Litoral Norte ao Sul, pois são áreas estratégicas. Temos a obrigação de cuidar da nossa população e daqueles que nos visitam. E é só unindo forças que a gente consegue ter os melhores resultados”, afirmou o secretário de Segurança do Estado, Jean Nunes.
Ascom/Cabedelo