Últimas notícias

Turismo movimenta mercado de aluguel de veículos; locadoras esgotam ofertas

Neste período de verão e férias, João Pessoa está lotada de turistas e muitos deles optam por alugar veículos para se deslocar com mais conforto e praticidade durante seus passeios, movimentando esse mercado. Algumas locadoras sequer têm carros disponíveis, depois de já terem alugado todos.

É o caso da O&L Rent a Car, localizada no bairro do Cabo Branco. “Aumentou muito a procura, superou o ano passado”, afirmou o gerente de manutenção Olivan Medeiros. Ele explicou que, por ser mais focada em contratos com prefeituras e empresas, a locadora possui poucos veículos para aluguel avulso, cerca de dez. “Mas se tivesse 50, acho que teria alugado todos”, afirmou.

Após esgotar seus veículos, ele contou que agora está indicando as empresas de colegas quando aparecem clientes. “A procura está tão grande que o vizinho aqui já sublocou carros de outra empresa para atender a demanda. Tem locadoras com lista de espera”, disse.

A Luciano Locadora de Veículos, que fica localizada próximo ao Busto de Tamandaré, também já não tem mais carros disponíveis. “Acabei de entregar o último a esse cliente que saiu agora”, revelou o proprietário, Luciano Wanderley, ao receber a reportagem na manhã desta sexta-feira (10).

Ele afirmou que o mercado está aquecido e a procura já é maior do que no ano passado. “Quando comecei nesse negócio, há 20 anos, era difícil, tinham poucos turistas. A gente nunca imaginou que fosse chegar nesse ponto que está hoje”, celebrou.

A Stella Rent a Car, localizada no bairro de Tambaú, também já não tem mais carros disponíveis. O gerente Flávio Coelho da Silva percebeu, no entanto, uma diferença em relação ao ano anterior. “Ano passado a gente fazia muito atendimento de balcão, vinha muito turista aqui na loja. Esse ano, as reservas têm sido mais por e-mail e redes sociais, a gente vai deixar e buscar o carro no hotel, o cliente às vezes nem sabe onde é nossa loja”, comentou.

Por outro lado, o sócio-diretor da M3 Locadora de Veículos, Mailson Barreiro, afirmou que o movimento foi melhor no ano passado. “Deu uma aquecida na semana de natal, ano novo, depois parou mais. Não sei o que está acontecendo, talvez o pessoal esteja andando mais de Uber”, ponderou.

Já o proprietário da Alug Rent a Car, Luiz Fábio Nascimento, contou que a procura está alta sim, mas ainda é menor do que no ano passado.  “Apesar de ter muitos turistas, minha leitura é que eles têm gastado menos e têm alugado carro por menos tempo. Antes alugavam por 15, 20 dias, as férias todas, agora têm procurado para três dias”.

Ele acredita que boa parte dos turistas dê preferência à hospedagem em locais onde não vão precisar de carro com frequência, como nas imediações da Feirinha de Tambaú e do Busto de Tamandaré, de onde é possível fazer muita coisa a pé. “Só quando querem visitar alguma praia mais distante é que eles vêm alugar carro”, disse.

 

Texto de Bárbara Wanderley para o Jornal A União deste sábado, 10/1

Foto ilustrativa: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.