Últimas notícias

Trump assina decreto para retirar EUA da Organização Mundial da Saúde e expõe país e mundo a surtos e pandemias

O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou decreto para retirar o país da Organização Mundial da Saúde. Foi a segunda vez em menos de cinco anos que ele tomou medida idêntica. Cientistas norte-americanos temem que a medida possa reverter ganhos de décadas no combate a doenças infecciosas como AIDS, malária e tuberculose.

Especialistas também alertam que isso pode enfraquecer as defesas do mundo contra novos surtos perigosos, capazes de desencadear pandemias. Trump vem criticando a OMS desde 2020, quando atacou a agência por sua abordagem à pandemia do coronavírus e ameaçou reter o financiamento dos Estados Unidos. Mas depois que ele perdeu a eleição de 2020, a ameaça não se materializou, lembra matéria do site Estadão.

Sair da OMS significaria, entre outras coisas, que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças não teriam acesso aos dados globais que a agência fornece. Quando a China caracterizou a sequência genética do novo coronavírus em 2020, ela divulgou as informações para a OMS, que as compartilhou com outras nações.

 

Foto: GPO/ Fotos Públicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.